Desafio Musical: 1001 álbuns para ouvir antes de morrer

Como se já não me bastasse de projetos paralelos nessa vida, nesse ano entrei na paranoia que tô ficando velha e o primeiro sinal disso é que não descubro mais nenhuma música, só escuto o mesmo repertório desde os vinte e poucos anos.

Baseado nisso, apresento agora a minha tentativa de aprofundar minha educação musical a partir de mais um desafio: o Desafio 1001 álbuns para escutar antes de morrer. Demorei a inaugurar esse projeto porque estou desde dezembro pensando se era uma boa mesmo, mas quem tá na chuva é para se molhar.

Para começo de conversa, este é um projeto bem particular porque a apreciação de um álbum, de uma música, não é o mesmo que uma obra como um filme, série ou livro. Vejo como muito mais subjetivo e meu “esqueleto” de post tradicional também não se aplica aqui. Então como vai funcionar?

Bom, a primeira coisa é que eu raramente gosto de uma música da primeira vez que escuto. Sou daquelas que precisa escutar pelo menos duas vezes para ver se curto ou não, então cada álbum terá que ser escutado pelo menos duas vezes em sua totalidade, sem pular faixas ou trechos. Outra coisa é que penso em fazer uma “ficha básica” antes do post em si, com ano de lançamento, origem, membros da banda ou artista, para poder situar melhor a obra em seu tempo, assim como, à exemplo dos posts de Eurovision, fazer um resuminho de cada música em separado e dar notas gerais para álbum mais também individuais para cada música.

Conforme formos caminhando vamos acrescentando ou tirando coisas, como sempre ocorre nesse blog, mas preciso começar a fazer isso agora pois caso contrário nunca vou começar esse novo desafio.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.