Cinema: Mujeres al borde de un ataque de nervios (1988)

M8DWOON EC001Bom é quando a gente encontra um filme que dá para entender (e entender tão melhor!) sem as legendas. No caso de “Mujeres al borde de un ataque de nervios” é preciso que você veja esse filme sem elas ou com a melhor legenda que você encontrar, para poder apreciar os diálogos.

MV5BYzcxNTFiMGQtYWJkZC00YzFjLWI5MDUtZjZmMWUyYWZhMWQwXkEyXkFqcGdeQXVyMTA0MjU0Ng@@._V1_.jpgPepa (Carmen Maura) é uma atriz que está destruída emocionalmente após o namorado de muito tempo, o colega de profissão Iván (Fernando Guillén), a deixar. A mulher está basicamente vivendo a base de calmantes e perdendo todas as estribeiras, botando fogo na cama e pensando em suicídio ao mesmo tempo em que pensa em como se vingar do amado. Para piorar as coisas, Pepa acaba conseguindo o número da mulher que pensa ser a amante de Iván, a igualmente excêntrica Lucía (Julieta Serrano), com quem ele teve um filho, o inseguro Carlos (Antonio Banderas). Carlos, por sua vez, precisa romper com o controle da família para viver com a namorada Marisa (Rossy de Palma). E se não bastassem todos esses problemas acontecendo ao mesmo tempo, há também Candela (María Barranco), amiga de Pepa que acabou por amor envolvida com uma organização terrorista e agora está fugindo da polícia.

O filme ganha mesmo é pelos diálogos rápidos e loucos que Pepa está sempre tendo que travar, sempre estando (como o título sugere) a beira de jogar alguém da janela. A história é constituída de inúmeras coincidências que acabam unindo histórias diferentes no apartamento de Pepa, acabando com a paciência já escassa da mulher. Eu não gostei do começo da história, mas ali pro meio já estava investida e acabei achando divertido. Não é meu filme preferido, mas vai acabar na memória.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s