Cinema: Monty Python and the Holy Grail (1975)

0050.jpgQue saudade que eu estava de assistir qualquer coisa do Monty Python!

Acho que nunca falei sobre o quanto adoro o humor nonsense britânico do grupo por aqui, então vou aproveitar o espaço para dizer que conheço MP desde o começo da adolescência, quando aderiram à TV por assinatura aqui em casa e algum canal (acho que era o Multishow) passava no sábado capítulos do programa, na época já extinto. E eu demorei um pouquinho para me acostumar ao estilo de humor, mas quando comecei a entender curti demais e não perdia nunca. Claro que o ponto seguinte foi procurar os filmes. O problema é que na época era difícil para caramba achá-los e acabei vendo muitos fragmentos dos filmes por aí, mas acho que filme completo mesmo só tinha visto “Life of Brian”. E agora “MP and the Holy Grail”.

A história por trás do filme é uma paródia do conto do Rei Artur (Graham Chapman), que recebe a missão divina de achar o santo graal. Para a empreitada, Rei Artur precisa passar por diversas dificuldades, inclusive para achar seus cavalheiros da távola redonda. E como isso é Monty Python você nunca sabe como será o desfecho de uma cena e é sempre surpreendido pelo rumo que a história vai tomando, até o final maravilhoso que quebra qualquer expectativa.

Muitas cenas do filme e alguns dos seus personagens se tornaram clássicos, como os cavalheiros que dizem NI, o camponês anarquista que questiona a realeza, o Black Knight (que nunca desiste de uma empreitada) e tantos outros. Outro aspecto clássico do filme é como eles lidam com a falta de verba para muitas sequências (o que claramente influencia o decorrer da história), que vai da falta de cavalos sanada pelos assistentes que seguem os personagens batendo pedaços de coco (que afinal, como chegaram à Inglaterra medieval? Uma andorinha conseguiria carregá-los?) até o próprio final, em que se anuncia um grande combate que não acontece. E grande parte do charme do roteiro é exatamente esses improvisos que fazem com que tudo se torne bem mais imprevisível.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s