Cinema: Gravity (2013)

0047.jpgEu sou realmente uma mestre em evitar spoilers. O resto do mundo devia aprender comigo e parar de mimimi por aí. E na verdade é só uma lição que você precisa aprender: se você não se interessa, nada é spoiler. Tenho certeza de que ouvi na época do lançamento do filme sobre a história e até escutei um podcast sobre, mas como a história não me interessava não absorvi nada e quando finalmente peguei para assistir era tudo novidade.

Uma equipe de astronautas está fazendo uma “spacewalk” curta, mexendo em equipamentos externos quando um fator inesperado acontece. Esses astronautas são Ryan (Sandra Bullock), que está em sua primeira missão; Matt (George Clooney), que é o mais experiente e descuidado entre eles, e Shariff (Phaldut Sharma). Uma chuva de fragmentos de um equipamento humano chega até o local em que esses astronautas trabalham, causando uma tragédia instantânea com sua velocidade superior a de balas de revólver, além de cortar a comunicação com a equipe de controle. Ryan, no meio da confusão, acaba se soltando dos equipamentos de segurança e fica só e desesperada no meio do universo. Ela conta com a ajuda de Matt à princípio, mas em uma virada nos eventos, vai ter que se virar sozinha para voltar à atmosfera terrestre e a nossa casinha azul com a querida gravidade do título.

O filme funciona como uma imensa metáfora de nascimento (incluindo cenas em posição fetal em um “útero” tecnológico e ao próprio poster que é o rompimento do cordão umbilical) e do desenvolvimento das espécies, em um final que mostra a saída do ambiente aquático para o terrestre e a transformação da postura humana em ereta. E todas essas metáforas vão ficar super óbvias para qualquer um porque não foi a intenção dos criadores da história ocultar isso e focar na história dos personagens e sim ressaltar esse aspecto mais “artístico” do filme e focar menos nos draminhas pessoais apresentados.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s