Contos: [Guy de Maupassant]

Tenho a tendência de esquecer de escrever sobre os contos que li aqui, hábito este que acaba fazendo com que depois eu realmente me esqueça por completo do que li… Então vou tentar colocar em prática o plano de ir relatando essas leituras por aqui também.

Guy de Maupassant continua sendo um dos meus autores preferidos e tenho guardado no Kindle uma vasta coleção de suas obras, que pretendo ir lendo sem pressa. Recentemente terminei um dos volumes e essas foram as historietas contidas nele:

– Une Vie (A Woman’s Life): Já havia lido esse conto, que inclusive tem post aqui, de modo que não vou relatar novamente sobre ele.

– Hautot Senior and Hautot Junior: Esse é um conto que termina bem diferente de como começou. Somos apresentados logo no início a esse Hautot pai, uma figura de vigor e força que sempre inspirou admiração de seus pares, e Hautot filho, um rapaz que cresceu sob a sombra desse pai e nunca se rebelou, acatando todos os seus comandos sem pensar em demasia. Um acidente durante uma caçada acaba matando o pai, que confessa ao filho a existência de uma amante em uma cidadezinha afastada, pedindo ao rapaz para cuidar para que a mulher tenha uma vida confortável agora que ele está partindo. Hautot Junior chega a cogitar não fazer o que  pai pedira, mas após anos cumprindo seus comandos, logo se vê procurando a mulher e conhecendo a humilde casa em que vive e também o irmão pequeno.

– Little Louise Roqué: O carteiro da cidade de Carvelin, atravessando os bosques situados próximos à moradia do prefeito Renardet, encontra o corpo desnudo de uma menina com sinais de violência sexual. As autoridades são logo alertadas e também o povo da cidade logo acaba sabendo do ocorrido. Uma multidão acaba presenciando a tristeza da mãe de Louise, que chora pedindo ao menos os sapatinhos da filha. Para surpresa geral, no outro dia lá estão os sapatos na soleira da porta. Ninguém parece ter ideia de quem é o culpado pelo crime, a não ser uma figura que logo saberemos ser o estuprador e assassino, alguém com poder e que não pretende assumir seus erros.

– Mother and Daughter: Pequeno conto sobre uma jovem de grande virtude nascida no bordel.

– A Passion: Um dia dois amigos passeiam quando um deles alerta ao outro sobre algo que este nunca havia notado: o olhar de admiração especial de uma dama da sociedade, Madame Poincot, por Renoldi. A partir de então se desenvolve um romance sem amor por parte do amigo admirado e da mulher que acaba por deixar esposo e filhos pela paixão avassaladora que a toma. A relação sempre parece não dar certo exatamente pela falta de afeto de Renoldi pela mulher, mas ao mesmo tempo os dois não se desgrudam.

– No Quarter: Outro pequeno conto sobre resistência, em que um fazendeiro idoso age na escuridão contra os prússios durante a invasão desse povo à França, mesmo se passando pelo mais pacífico dos cidadãos à luz do dia.

– The Impolite Sex: Tia e sobrinha trocam cartas. Enquanto a sobrinha se queixa dos modos masculinos e de quão rudes eles são, a tia se queixa dos modos femininos. Um conto de defesa da ótica masculina, esteja avisado.

– Woman’s Wiles: O Ministro de Assuntos Exteriores conta sobre algo que aconteceu em seu passado, quando conheceu e se associou com uma mulher casada e se viu dentro de uma verdadeira trama novelesca, com inclusive o nascimento de uma criança. Ao final, descobrimos que nada mais eram que invenções por parte da moça como artimanha para manter o homem interessado.

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s