Quadrinhos: Vitamin (Keiko Suenobu)

Vitamin_000_cover.jpg“Vitamin” é um mangá one-shot colegial, que aborda assuntos pesados como bullying e todas as suas terríveis repercussões.

Yarimitsu Sawako é uma colegial completamente comum, que tem um namoradinho de mesma idade que aparentemente está com ela apenas pela facilidade de arranjar sexo em lugares públicos. Yarimitsu não obtém o mínimo de prazer nessa relação, mas acaba sempre cedendo aos desejos do namorado porque precisa do amigo que ele é em todas as outras horas (poucas) em que ele não age como o completo imbecil que na realidade é. Isso até um dia em que um colega de sala flagra os dois em uma sala e espalha por todo o colégio detalhes do que presenciou. A partir de então a menina é colocada como “vadia” ou qualquer adjetivo pior, enquanto o namoradinho nada faz para defendê-la e ainda passa pelo bonzinho e coitado por tudo o que se passou. Apesar de Sawako tentar no começo lutar contra o que está acontecendo, a menina acaba se sentindo atingida pelos comentários e críticas, que logo começam a virar agressões físicas, especilamente praticadas pelas meninas.

FOTO-4.jpgSem conseguir suportar a situação, Sawako se afasta da escola e aí vem uma das melhores situações do mangá, para mim. Os pais da mocinha podiam muito bem cair no clichê dos pais que não entendem o que está acontecendo e a forçam a retornar à escola, mas nesse mangá eles são bastante sensíveis ao que está acontecendo, entendendo sem precisar que seja dito o que está acontecendo e permitindo essa pausa na vida da filha para que ela junte os pedaços de sua saúde mental. O pai entende bem rápido o que está acontecendo, apesar de não ter a solução. Já a mãe não sabe como lidar com a situação, mas se mostra sempre muito disposta a escutar a filha e tentar encontrar a solução.

O fio que acaba ligando Sawako à felicidade novamente é um hobby a muito abandonado: desenhar. Sawako começa a colocar no papel sua própria história, podendo assim mostrar para a mãe o que aconteceu sem precisar vocalizar e ainda tendo a coragem de submeter a história para um concurso. O mangá termina com uma nota positiva, de superação, e de encontrar a sua “vitamina” que lhe dê forças na adversidade.

Vitamin_Sawako.png

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s