Cinema: The Usual Suspects/ Os Suspeitos (1995)

0043.jpgQue filme legalzinho! E do qual eu nunca tinha ouvido falar, apesar de ele ser sim conhecido e agraciado por premiações.

Na história, Verbal (Kevin Spacey, sempre genial) é um criminoso conhecido, parte dos “suspeitos usuais” que foram reunidos alguns dias antes devido ao roubo de armas. Verbal é trazido novamente para a delegacia dias depois para esclarecer os eventos que levaram a um verdadeiro banho de sangue e subsequente explosão de um barco na marina. Verbal, que tem uma importante paralisia dos membros de um lado do corpo, nos conta então a sucessão de fatos, que começou com a aquela “inocente” reunião de criminosos conhecidos diante da parede espelhada.

McManus (Stephen Baldwin) é o criminoso com as conexões importantes para a história, com sua blusa preta de gola rolê. Keaton (Gabriel Byrne) é o inteligente ex-criminoso que está procurando alguma redenção após anos escapando da justiça, em um relacionamento importante com uma advogada e tentando iniciar um novo negócio. Fenster (Benicio Del Toro) é o criminoso latino, com uma fala estranha e enrolada, quase ininteligível às vezes. Hockney (Kevin Pollack), como Fenster, é o que parece caminhar mais próximo da vida criminosa de fato quando os cinco homens são trazidos para a delegacia. E a reunião desse grupo acaba se mostrando o verdadeiro problema para a polícia depois, com os suspeitos bolando um plano interessante para se vingar da polícia. O que começa pequeno vai se tornando cada vez maior quando uma figura mítica do mundo criminoso, o lendário Keyser Söze, entra em cena exigindo que esses criminosos cumpram uma tarefa para ele, perdoando-os assim de antigos erros cometidos contra suas organizações.

Esse filme tem uma reviravolta no final, mas eu já disse no post sobre “Arrival” que eu tô craque nos plot twists de uma maneira que no começo do filme já sabia como terminaria. M. Night Shyamalan perde do meu lado. Tirando isso, adorei a história e devo dizer que meu personagem preferido era Fenster, que desapareceu da história cedo demais.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s