Cinema: Bowling for Columbine (2002)

0039.jpgAproveitei a vibe de Michael Moore para riscar mais esse documentário da lista de 1001 filmes.

Em “Tiros em Columbine” (como ficou na tradução em português), o documentarista se debruça sobre o massacre ocorrido na escola Columbine, no Colorado, propondo uma reflexão sobre o porquê desses tiroteios em escolas e mortes por arma de fogo ocorrem em tão grande número nos Estados Unidos.

O mais interessante é o fato dos acontecimentos em Columbine não serem tão explorados como se poderia presumir pelo nome do filme. Moore aborda sim o fato, mas por um viés que não chega a incomodar porque não explora os detalhes mais sangrentos nem tenta se aproveitar das trágicas histórias, inclusive da dos assassinos. O ponto focal do filme é compreender o porque disso ser possível nos EUA e no que o país se distingue dos demais para que isso ocorra com tanta frequência.

Algumas questões são abordadas para explicar, como a cultura em torno das armas, a facilidade de obtê-las (assim como obter munição em grandes quantidades), o medo propagandeado desde o 9/11 (algo que Moore já havia abordado em Fahrenheit 9/11) e aquele intrínseco à sociedade branca em relação à negra, além da política americana baseada em violência a outros países.

Já tinha visto o documentário em outra oportunidade, então não tive surpresas. Na verdade, alguém que se elevou muito em minha estima após ter assistido o documentário pela primeira vez foi Marylin Manson, muito consciente sobre as situações e com uma das opiniões mais bem fundamentadas apresentadas, mostrando que é um homem bastante inteligente e bem articulado. Chocante é ver como em um total a população não leva com a real seriedade esperada as armas que carrega.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s