Cinema: The Royal Tenenbaums (2001)

0034.jpgTenho a ligeira impressão de já ter começado a assistir esse filme em algum momento da década passada e ter parado no meio, mas sem a menor certeza disso…

“The Royal Tenenbaums” (ou, “Os Excêntricos Tenenbaums”) é um filme com direção de Wes Anderson e roteiro de Wes Anderson e Owen Wilson (o irmão loiro com o nariz feio), levemente inspirado na família deste último.

Royal Tenenbaum (Gene Hackman) foi casado por algum tempo com Etheline (Anjelica Huston) e com ela teve dois filhos biológicos e adotou uma menina. O casal se separou sem nunca ter se divorciado legalmente e Etheline ficou com a casa de vários andares e as crianças, a quem educou em casa. As crianças foram consideradas prodígios em sua infância, mas na idade adulta, por motivos diversos, não conseguiram o mesmo sucesso.

Chas (Ben Stiller), que era um “menino de negócios” na infância, estudando revistas financeiras e investindo na bolsa de valores, virou um homem amedrontado com o mundo na idade adulta. Após um acidente de avião que matou a esposa, Chas começa a treinar os filhos Ari e Uzi sempre que possível, temendo possíveis acidentes e catástrofes. É por causa desse terror que o atormenta que ele volta para a casa da mãe depois de tantos anos.

Richie (Luke Wilson, o irmão mais bem diagramado) teve uma carreira brilhante no tênis e era o filho preferido de Royal, até um colapso emocional acabar com tudo durante uma partida e ele abandonar tudo, passando uma longa temporada no mar, circulando em navios e mandando cartas para Eli Cash (Owen Wilson), vizinho e mais fiel amigo de Richie, que frequenta a casa dos Tenenbaum desde criança. Eli é um escritor de sucesso, mas não lida bem com críticas e tem um problema com drogas. O problema que levou Richie ao colapso é claro desde a infância, se você tiver um pouquinho de atenção.

Margot (Gwyneth Paltrow) sempre leu muito e escreve peças. Tem uma personalidade misteriosa e meio depressiva. Quando criança sempre era apresentada por Royal como “minha filha adotada” e sofreu com as críticas que Royal a suas primeiras obras. Em contrapartida, sempre teve em Richie um grande amigo. Margot esconde da família muitas coisas, inclusive o fato de fumar desde os 11 anos. É casada com Raleigh St. Clair (Bill Murray), mas passa a maior parte do tempo trancada no banheiro. Até o momento em que decide se mudar também para a casa da mãe, a exemplo de Chas.

Royal, que está em apuros financeiros após viver boa parte da vida em um hotel e uma crise de ciúmes pelo relacionamento novo de Etheline com Henry (Danny Glover), inventa uma doença para voltar para a casa dos Tenenbaum e passa a novamente conviver com os filhos, pela primeira vez prestando atenção de verdade neles e em suas demandas.

É um filme que mostra uma família muitas vezes disfuncional, mas em que todos ainda se tem em estima elevada. Apesar do clima ser quase cômico e o elenco estar mais relacionado aos filmes do gênero, o filme não tenta te fazer rir. Na verdade, tem passagens bem melancólicas, como a tentativa de suicídio de um dos personagens. Como se fosse filmado em outra época, a fotografia e as roupas de grande parte dos personagens espelha os anos 70. Há um narrador que conta a história e cada ato do filme é precedido pela imagem do início de um capítulo de livro, ampliando a sensação de irrealidade.

Aliás, vem cá e vamos falar dessa cena sobre a tentativa de suicídio. Sabendo que Owen Wilson teve grande participação no roteiro, isso parece estranhamente familiar com a tentativa do ator em 2007, apesar de não linkado ao seu personagem. Ainda mais quando o personagem de Owen no filme reflete muito do que foi dito à época sobre os problemas reais do ator com drogas e o temor do fracasso. Meio creepy essa parte , na verdade…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s