Cinema: Star Wars – The Empire Strikes Back/O Império Contra-Ataca (1980)

0031.jpgMais uma madrugada, mais uma Guerra nas Estrelas.

Quando começamos o episódio V da saga, já sabemos que algum tempo se passou desde o primeiro filme. Após a perda da arma mais preciosa do Império, Darth Vader está procurando Luke Skywalker (Mark Hamill) por toda as galáxias, mandando espiões. O vilão-mor sente “a disturbance in the force” por causa do herói e, buscando em seus sentimentos (juro que esse cara não tinha se tocado do link até receber uma dica…) percebe a ligação entre os dois. Enquanto isso, Luke está em um planeta gelado junto às forças rebeldes, o que incluem Leia (Carrie Fisher) e Han Solo (Harrison Ford). Esses dois ficam brigando por qualquer coisa, especialmente porque Leia disfarça os sentimentos que Han Solo exige que ela confesse sentir por ele. Tudo indo mais ou menos bem até que Vader consegue localizá-los.

Em uma fuga desesperada em uma Millenium Falcon caindo aos pedaços, Leia, Han, Chewbacca (Peter Mayhew) e C-3PO (Anthony Daniels) acabam na estação de um antigo amigo de  Han Solo, Lando Calrissian (Billy Dee Williams), também o personagem mais estiloso dos filmes. Esperando pelo conserto da nave, eles acabam servindo de isca para o Império atrair Luke, que havia partido com R2-D2 (Kenny Baker) para o planeta de Dagobah para treinar com Yoda, uma figurinha engraçada que tem treinado Jedis há séculos. Isso acaba resultando no encontro entre Luke e Vader e naquela revelação de que Vader é o papai do herói. Outra consequência é o congelamento de Han Solo e seu envio para Jabba, com quem tem uma dívida não paga.

Esse filme não tem uma estrutura tão certinha quanto o primeiro da série, sendo os destaques mais o desenvolvimento do relacionamento entre Han Solo e Leia e as escolhas que Luke é forçado a fazer, optando pelo seu lado da força. O treinamento de Luke revela também as possibilidades que um Jedi teria, mas o rapaz tem muita dificuldade em controlar os sentimentos que interferem nesse poder.

Advertisements

One thought on “Cinema: Star Wars – The Empire Strikes Back/O Império Contra-Ataca (1980)

  1. Pingback: Retrospectiva 2016 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s