Cinema: A Viagem de Chihiro (2001)

Ressuscitando dos mortos, vem meu projeto de 1001 filmes. E a pausa teve um sentido, então senta aí e deixa eu te explicar: após o sorteio do filme, como sempre, comecei a procurar o filme com áudio original. Mas essa internet de mô deus não me ajudou e baixei por três vezes a mesma versão com áudio em inglês. Até que ontem eu me dei por vencida. Teria de ser aquela versão mesmo e dane-se… E foi assim que acabei assistindo o filme em sua versão com áudio yankee, como “Spirited Away”.

1.jpgChihiro está em uma viagem com os pais para a nova casa que vão habitar. Apesar da animação dos pais, a menina não parece nada contente com essa mudança. Ainda mais quando o pai se mete em um “atalho” após se perder no caminho e eles acabam diante de um túnel misterioso. Chihiro não quer entrar no túnel, mas os pais acabam passando e ela é obrigada a ir no embalo. Do outro lado, um vasto gramado, uma linha de trem e vários restaurantes, sendo que apenas um parece estar em funcionamento, com suas pilhas de comida, nas quais os pais da garota imediatamente se afundam. Enquanto isso, Chihiro percorre as ruas estranhas e vazias e acaba se deparando com a estranha casa de banhos que se tornará cenário das suas próximas aventuras. Retornando aos pais, ela os encontra transformados em dois grandes porcos, enquanto a “cidade” se ilumina e povoa com as centenas de espíritos indo em direção ao spa. Com a ajuda de Haku, um estranho menino de intenções desconhecidas, Chihiro consegue entrar na casa de banhos e buscar trabalho junto à chefe do lugar, a bruxa Yubaba. O preço do contrato de trabalho é o nome, que Chihiro precisa trocar para Sen.

2.jpgA partir daí, vemos um pouco sobre o trabalho de Sen na casa de banhos, com toda sua inocência sobre o estranho mundo onde acabou caindo. Enquanto isso, a menina ainda tem que buscar um meio de ajudar a reverter os pais à sua forma original, antes que eles sejam abatidos. Alguns personagens estão super dispostos a ajudar a menina, como a jovem Rin e o funcionário das cadeiras, o aracnídio Kamaji. Outros, representarão uma série de dificuldades, como o bebê Boh. Há um outro personagem ainda, que anda no limbo, pois ajuda Chihiro ao mesmo tempo em que traz muitas dificuldades: esse é o espírito No-Face (Sem-Rosto), que procura “comprar” o afeto da menina sem sucesso.

3.jpgEu poderia tentar descrever mais o que é esse filme, mas todos os meus esforços seriam em vão, pois é impossível através dessas palavras tentar transmitir quão bonita é a trilha sonora e as passagens com movimentos entre cenários. Sério, uma das minhas coisas favoritas foi a viagem no trem, em que só havia a trilha sonora e se explorava exatamente a estética especial dos momentos de “passagem” que o filme executa tão bem.

Poucos filmes merecem tanto estar na lista de “filmes para ver antes de morrer” quanto “A Viagem de Chihiro”.

Advertisements

2 thoughts on “Cinema: A Viagem de Chihiro (2001)

  1. Os filmes do studio ghibli são muito especiais e diferentes. Eu entendo quando tu fala que é difícil descrever. É uma história simples e profunda. Captura as pessoas por emoções subjacentes. Quando a Zeniba diz pra Chihiro “Uma vez que conhece alguém, você de fato nunca o esquece.” , eu acho que traduz muito do espírito do filme. Fala de uma memória que está no subconsciente. Muita coisa na história está implícita e no plano sensorial.
    A cena do trem tem a ver com contemplação do vazio. Esse video fala muito bem sobre isso (https://youtu.be/Kyp3YV2t0gQ ) .
    Recomendo também Sussurros do coração e O conto da Princesa Kaguya. São meus favoritos junto com A viagem de Chihiro.

  2. Pingback: Retrospectiva 2016 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s