Livro: Pippi Longstocking (Astrid Lindgren)

0096.jpgMas olhe só, meus bons amiguinhos. Estou com o plano de terminar ao menos 100 livros do Desafio Literário até o ano-novo, o que me faz apelar para aqueles livros mais curtinhos da listagem (e me faz ter a sensação de que estou “trapaceando”).

O próximo livro que li, então, foi “Pippi Longstocking” (“Pippi Langstrump” no original sueco e “Pippi Meialonga” em português). Engraçado como, apesar de nunca ter assistido o filme ou lido qualquer coisa sobre o livro, já estava em meu imaginário a figura dessa menininha de cabelos ruivos e personalidade peralta.

Pippi chega apenas com uma mala, um macaco chamado Mr. Nilsson e um cavalo à uma pequena cidade sueca. Em sua mala ela traz um bom carregamento de peças de ouro dadas pelo pai, que é capitão de um navio. Criada nos mares e passeando de porto em porto, Pippi tem um jeito de ser que difere muito de qualquer um que você já tenha conhecido. A menina compra uma casinha chamada de Villa Villekulla e logo se torna amiga das crianças da vizinhança, os irmãos Tommy e Annika. Nos capítulos do livro são descritas as pequenas aventuras que a menina (ou a meninas + Tommy e Annika) vão experimentar.

Pippi é um espírito livre que tem sua própria maneira para fazer qualquer coisa e vive muito bem sozinha, apesar da saudade que às vezes sente do pai e dos marinheiros. Seja espalhando a massa de biscoito no chão da cozinha ou debatendo com a professora do colégio, Pippi mostra que não aceita as regras já estabelecidas para viver sua vidinha, contestando sempre que as coisas não parecem fazer sentido. Ao mesmo tempo é uma menina de coração muito doce, que trata as pessoas que a tratam bem como se elas significassem o mundo para ela.

Algumas vezes me pequei sorrindo para as páginas do livro, adorando as respostinhas e atitudes inesperadas da menina sapeca. É um livrinho divertido para crianças ou adultos.

One thought on “Livro: Pippi Longstocking (Astrid Lindgren)

  1. Pingback: Retrospectiva 2016 | Meu Logbook

Leave a Reply

