Livro: O Fio da Navalha (W. Somerset Maugham)

0092Esse é um daqueles livros pelos quais eu decidi, no começo do Desafio Literário, resetar toda a lista e começar do zero. Já tinha lido “The Razor’s Edge” há muito tempo atrás, mas nada recordava de plot, personagens ou modo de escrita. Recomeçando o livro, então, encontrei uma história com ares familiares, mas que me deixou grudada em suas páginas como se fosse a primeira vez que visse a história, curiosa para saber o fim dos personagens.

Maugham é ao mesmo tempo narrador e personagem nessa história ocorrida na alta sociedade. Logo ao princípio avisa que teme não ter um final perfeito a apresentar ao leitor, introduzindo uma história que relata ser verídica e na qual só trocou nomes dos personagens. Introduz o personagem de Elliott Templeton que não tem papel tão fundamental da trama, mas serve para ligar o escritor aos personagens que realmente serão principais. Elliott é americano, mas tem grande admiração pela Europa e seus laços de nobreza e alta sociedade, passando a maior parte da história adulando pessoas dessa classe. Elliott apresenta Maugham à sua irmã, Louise, e à sobrinha Isabel, que está noiva de Larry Darrell, o verdadeiro protagonista da trama.

Isabel contraiu o noivado apesar dos apelos da família para que não o fizesse, movida por seu amor um tanto maternal, que não enxerga em Larry qualquer sinal de impureza, mesmo conforme a história avança para a maturidade dos personagens. Larry era amigo de infância da família de Isabel, órfão, que retorna da Primeira Guerra mudado pelas coisas que viu, não aceitando nenhum emprego ofertado e estudando compulsivamente, especialmente textos de teor filosófico e religioso. Apenas Maugham, como escritor, parece divisar ao começo da história o quanto Larry difere daquele círculo em que se apresenta, dos seus pares americanos. Não por acaso, Larry acaba por ir à Paris para dar continuidade aos seus estudos solo e em uma sequência de eventos contados com mais minúcia do que eu conto aqui, Isabel termina por romper o noivado ao perceber que Larry nunca estará pronto para dar a ela uma vida de igual monta, casando-se em seguida com um rapaz rico que sempre a adorou, Gary Maturin.

Isabel, entretanto, não se conforma de todo com o fim desse relacionamento e, quando após a crise de 30 os Maturin se encontram em dificuldades e retornam à França sob os cuidados do tio Elliott, a agora mulher reencontra Larry e refaz a amizade. Quando Larry anuncia seu casamento com Sophie, uma outra conhecida do grupo que teve um decorrer de vida bastante trágico, Isabel se revolta e arma com seus pauzinhos para desfazer a relação.

Larry é um personagem fascinante que aparece e desaparece a todo o tempo da história. Por vezes Maugham narra anos em que não o via e, de repente, em um café parisiense, lá aparecia Larry de novo, cada vez mais elevado, iluminado pelas diversas experiências a que se propunha. O rapaz vagou pela Europa e pela Ásia, conheceu a religião hindu e absorveu muito, sempre em busca de um Deus, uma razão para as coisas, marcado pelas experiências de guerra. A cada vez que o narrador o encontra, vê um Larry que tem a mesma aparência de antes, mas que está a cada vez mais mudado, menos parte desse mundo, menos materialista, buscando apenas essa essência, esse não-sei-o-que que guiaria a humanidade e seria sua razão de existir.

Quando chegamos ao fim vemos que por mais triste que possa parecer, na verdade esse é um livro de final feliz (apesar das trajetórias melancólicas) na medida em que cada personagem encontrou o que buscava.

Advertisements

One thought on “Livro: O Fio da Navalha (W. Somerset Maugham)

  1. Pingback: Retrospectiva 2016 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s