Anúncio – Desisti de “Instrumentos Mortais” (e da Cassandra Clare)

Quem acompanha o blog sabe que havia começado a ler a saga YA “Os Instrumentos Mortais” há um booom tempo atrás e estava lendo o quinto livro da série.

Mas é isso, gente. Vou abandonar esse livro. E olha, sou uma pessoa muito chata que nunca abandona os livros, mas depois de tentar retomar a leitura por mais de três vezes e não conseguir dar continuidade, resolvi que era hora de não mais me forçar e terminar por aqui com a Cassandra Clare. (Para se ter ideia, o último livro que abandonei foi “50 tons de cinza”. Tá meio que no mesmo nível de escrita da Clare).

Sabe o que me chamou para ler essa série? O fato da autora ter escrito fanfics. Eu era uma fanática por essas histórias. Alguns dos autores se tornaram meus favoritos e ainda me pego relendo muitas dessas histórias de vez em quando. Mas Cassandra Clare, meu deus, Cassandrinha deve ter sido uma autora muito mediana e, forçada a criar seus próprios personagens para uma história sem plágio, não conseguiu angariar o mínimo de construção. Os personagens não funcionam. Nenhum deles tem muito a dizer ou fazer a não ser posarem de bonitos pela maior parte da história. A todo momento esse narrador fica tentando te convencer que uau, eles são sensacionais, geniais, pica das galáxias (algo que ocorre com especial atenção para Jace). Mas eles não são. São personagens que vivem de decisões idiotas e egoístas.

E esse enredo que nunca se desenvolve, xesuis. Mais de 500 páginas e não acontece absolutamente NADA de interessante. Dona Clare, modere seu entusiasmo em criar “livrões” que não tem um mínimo de conteúdo. Eu teria uma vergonha tremenda de ter assinado essa história de magia sem nenhuma mágica para o leitor.

E é isso. Não gosto, simpatizo, entendo ou curto nenhum dos personagens e o enredo estava me dando uma gastura sem tamanho. Acabo aqui essa história e começo agora a procurar uma boa saga YA, já que sinto mesmo a falta de leitura levinha entre as pesadas.

Para quem quiser ler os livros já resenhados aqui, aí vão os links:

Leave a Reply

