Cinema: Gwoemul/The Host (2006)

0020Estou numa vibe muito asiática e aquele encerramento de Olimpíadas anunciando a próxima cidade como Tóquio só serviu para aumentar a vontade de assistir só o que vem do outro lado do planeta.

“Gwoemul” é um terrir muito legal, vindo de terras coreanas. Pesquisando por aí, vi que o diretor Joon Ho-Bang costuma ser bem detalhista no sentido oculto dos seus filmes. Esse, aparentemente, fala sobre a influência ocidental sobre a Ásia, citando casos de guerra como a do Vietnã, mas tudo sempre de uma maneira mais oculta.

MV5BYzVjZWM2NmYtMDkxMS00MGY1LTk4NWEtOTNkNzBhOGVkYzk4XkEyXkFqcGdeQXVyMzQ3Nzk5MTU@._V1_No plot principal temos uma família bem desfuncional. Park Gong-Doo (Song Kang-Ho) é um pai bastante relapso de uma garotinha, a fofa Hyun-Seo (Ko Ah-Sung). Gong-Doo nunca amadureceu de verdade e por vezes é considerado outra criança pelo pai, Hie-Bong (Byeon Hie-Bong), e os irmãos, o antigo rebelde político Nam-Il (Park Hae-Il) e a arqueira Nam-Joo (Donna Bae). A família administra uma tenda perto do rio Han e quando aparece um monstro terrível no rio, fruto de mutação mutcho loca, essa família vai ser uma das principais afetadas, com o desaparecimento de Hyun-Seo.

MV5BOTA3OTc1MjIzNV5BMl5BanBnXkFtZTcwNjUyNzYzMQ@@._V1_Dada como morta a princípio, Hyun-Seo consegue se comunicar com o pai e aí começa a aventura desses personagens em busca da menina nos esgotos e seus múltiplos combates contra o monstro. E como eu disse, tem aquele viés mais político também de lidar com a influência dos estrangeiros nas decisões políticas e, inclusive, acerca da saúde e vidas dos coreanos.

É um filme cheio de aspectos mais sérios e desse monstro loucão circulando por aí, mas também tem momentos de comicidade maravilhosos, bem nos momentos em que você menos espera.

Advertisements

2 thoughts on “Cinema: Gwoemul/The Host (2006)

  1. Pingback: [Maratona Olímpica:] Linha de Chegada | Meu Logbook

  2. Pingback: Retrospectiva 2016 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s