Cinema: Audition/Audição(1999)

0019Que filme difícil de assistir até o final!

Por sorteio, esse foi o escolhido do Desafio Cinematográfico, um filme japonês de terror de 1999. Não estava esperando nada que o habitual do terror japonês, que é ser excepcional, mas fui surpreendida com um plot que só se adensava.

MV5BMDYzMWM3MDQtOTJjYi00ZjE0LWFhYTMtNTUzNjM2OTUxNDJmXkEyXkFqcGdeQXVyMTQxNzMzNDI@._V1_.jpgShigeharu Aoyama (Ryo Ishibashi) é um viúvo que vive só com o filho adolescente, Shigehiko, após a morte da esposa Ryoko. O filho é quem primeiro coloca a ideia na cabeça do pai de achar uma namorada e Shigeharu acaba confessando em uma noite de bebedeira com o produtor de filmes e amigo Yoshikawa (Jun Kunimura) que está considerando a sério essa ideia de se casar novamente. O amigo propõe então um plano de fazer audições para um filme que nunca será realizado, propiciando a Aoyama a oportunidade de escolher a mulher que melhor lhe parecer. Olha as ideias do cidadão… E eles fazem isso, e já lendo as fichas, Aoyama direciona sua escolha para a ex-bailarina e aparentemente pacata e tranquila Asami (Eihi Shiina). Só que Asami é bem mais do que pareceu a Aoyama no primeiro encontro…

MV5BMjIyNTA2MjUwN15BMl5BanBnXkFtZTcwNDY5OTg5NA@@._V1_SY1000_CR0,0,1473,1000_AL_.jpgLi algumas opiniões de outros expectadores do filme e concordo em várias partes. A história tem muito de crítica ao comportamento masculino no Japão. Começando pela ideia de “audição” e as relações de Aoyama com as outras mulheres no filme, que trata como peças descartáveis, dá para ver que tanto o protagonista como seu amigo, passando pelos outros homens da vida de Asami, sempre tratam as mulheres de maneira altamente disfuncional. O esperado por Aoyama é a mulher submissa, com só um pouco de confiança para não a fazer entediante, mas frágil o suficiente para aceitar suas investidas. Também precisa ser jovem e bonita, o que as outras mulheres de sua vida no momento não são. No final do filme percebemos que Aoyama “editou” de sua memória as passagens em que Asami contava sobre a infância difícil e partes infelizes para a encaixar no molde de mulher perfeita em que ele queria colocá-la. Mas Asami nunca foi a bonequinha que Aoyama queria comprar e ele descobre da pior maneira possível.

Advertisements

2 thoughts on “Cinema: Audition/Audição(1999)

  1. Pingback: [Maratona Olímpica:] Linha de Chegada | Meu Logbook

  2. Pingback: Retrospectiva 2016 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s