Livro: The War of the Worlds (H. G. Wells)

0086.jpgVocê, eu e meu sobrinho de sete meses já sabemos o que acontece nesse livro antes de ler. seja por conhecer a polêmica com Orson Welles anunciando o livro na rádio, ou pelo filme hollywoodiano de 2005, com Tom Cruise como protagonista (e devo dizer que o filme me surpreendeu em matéria de fidelidade ao livro).

O narrador do livro não é nome, mas como ele conta a história em primeira pessoa, sabemos que ele é escritor, casado e morador de parte mais rural na Inglaterra. Um amigo o chama para o observatório espacial, onde ele testemunha as pequenas explosões em Marte, como algo que nós formiguinhas terráqueas, identificaríamos algo que nada tem a ver conosco, uma mera curiosidade científica.

Grande será a surpresa, entretanto, quando os primeiros meteoros começarem a chegar á Terra, trazendo dentro deles os marcianos e sua estranha forma. Os marcianos não desejam qualquer tipo de comunicação e partem para o extermínio. Nunca foi de fato uma guerra porque não havia como humanos combaterem com seus recursos indivíduos tão evoluídos tecnologicamente. Isso fica claro na narração do nosso companheiro sem nome, que precisa evacuar às pressas a esposa para outra cidade, enquanto começa sua rota pelo país, até chegar a Londres, descrevendo a destruição impensável, a fuga desesperada dos humanos e o entendimento da fisiologia marciana.

Com os marcianos vêm também uma espécie de erva avermelhada, que é o primeiro sinal de decadência marciana. Conforme se propaga o domínio dos extraterrestres pela Inglaterra, a erva se espalha. Mas conforme os dias passam a erva morre, por conta da ação de alguma bactéria. Semelhante destino tem os marcianos e toda sua tecnologia, perecendo diante do nosso menor aliado e inimigo, seres microscópicos que estão em todos os lugares.

É uma história conhecida, portanto não despertará aquela vontade de saber logo o que vai acontecer. Ao mesmo tempo, os pequenos plots do livro são interessantes e desconhecidos, como a estranha relação entre o narrador e um histérico cura em uma casa abandonada e em meio ao campo inimigo.

Advertisements

2 thoughts on “Livro: The War of the Worlds (H. G. Wells)

  1. Pingback: [Maratona Olímpica:] Linha de Chegada | Meu Logbook

  2. Pingback: Retrospectiva 2016 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s