Livro: Garota Exemplar (Gillian Flynn)

Capa_GarotaExemplar-483x620

Não comecei o livro não sabendo nada sobre a história. Quando o filme passou da última vez na TV, vi até a metade, fui tomar banho e perdi o final. E esse é o motivo por ter procurado o livro, que foi um must have por bastante tempo no mundo literário.

O enredo é dividido, pelo menos até a metade, na visão de Nick Dunne e nas passagens de diário de Amy Dunne. O diário de Amy nos explica como o casal se conheceu, como começaram sua relação amorosa e a grande decadência do casamento dos dois depois de uma série de eventos levarem os dois a se mudar para a interiorana cidade de Nick no Mississipi, saindo da cosmopolita Nova Iorque onde Amy foi criada. Já as passagens de Nick tratam do que acontece após o desaparecimento de Amy inesperadamente, no quinto aniversário de casamento. Nick tem bastante raiva de Amy e se apresenta como um personagem não tão simpático.

E a gente vai seguindo os dias de investigação, as suspeitas sobre Nick, as coisas tão desconhecidas ao marido sobre a própria esposa, uma figura considerada exemplar por todos, especialmente devido à série de livros escritos pelos pais de Amy: “Amy Exemplar”. A mulher de Dunne já teve um histórico de pessoas seguindo-a, um tanto obcecadas por sua perfeição, mas as suspeitas sobre um crime violento se focam mesmo é no marido Nick e seus muitos segredos, seu sorriso e frieza durante todo o processo de investigação. E é impossível não achá-lo um tanto babaca mesmo durante toda a primeira metade do livro. Ao lado de Nick, só mesmo a irmã gêmea, Margot.

E bem na meiuca do livro vem a surpresa, quando o enredo se transforma e passamos a conhecer a verdadeira Amy, genial de uma maneira bem diferente do que todos esperavam. Recomendo parar aqui se não quiser tomar uma chuva de spoilers, porque vai ser difícil contê-los…

Poderia ter odiado Amy a partir da revelação, mas admito que a parte em que ela está tratando da “garota legal”, aquela imagem que todos os homens desejam e pela qual muitas mulheres estão engajadas em fingir ser, é uma verdade tão forte que acabei simpatizando com a personagem, mesmo ela sendo uma psicopata maluca. Nick não tem salvação mesmo. Não é nem de longe tão esperto quanto a esposa e ela sempre estará dois passos a frente do que quer que seja, inclusive nos planos dele para se livrar dela. A personalidade tóxica de Amy requer elogios constantes, a certeza absoluta de que ela reina perante a mediocridade em que se encontra. Nada mais natural do que o plano maquiavélico que coloca os dois personagens principais em uma trama de constante amor e ódio, na vida feita para inspirar inveja aos olhos dos outros.

“Garota Exemplar” é, acima de tudo, um livro muito bem escrito, um dos melhores contemporâneos que já li. Eu, que não costumo gostar de mistérios, devorei as páginas em menos de uma semana e isso apesar das provas e trabalhos no meio do caminho. Gillian Flynn consegue construir personagens que realmente inspiram sentimentos no leitor e um cenário muito bem pintado onde eles vão atuar. Não surpreende que Hollywood tenha desejado com tanta força adaptar essa história incrível para as telonas.

 

Advertisements

2 thoughts on “Livro: Garota Exemplar (Gillian Flynn)

  1. Pingback: Retrospectiva 2016 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s