Livro: Attachments (Rainbow Rowell)

71ZlxOeCx4L.jpg

Estou muito dedicada a ler romances da Arco-Íris Rowell, não? Queria estar tendo essa mesma dedicação para os livros do desafio, porque olha…

Em “Attachments”, ou “Anexos”, encontramos um protagonista masculino, o que já é um negócio um tanto chocante nesse universo de literatura voltada para o público feminino. Lincoln trabalha em um jornal, na virada dos anos 90 para os anos 00, em que todos estavam temendo o bug do milênio (vocês lembram disso? eu tinha só 10 anos!). Apesar de ganhar um bom dinheiro nesse trabalho e ele ser um tanto fácil, Lincoln detesta sua função: ler os e-mails dos funcionários durante a madrugada para fiscalizar o conteúdo das conversas. O rapaz ainda está em uma encruzilhada na vida, já que ainda vive com a mãe controladora e nunca se recuperou completamente do fim do primeiro e único namoro de sua vida.

Até que ele começa a ler os e-mails entre Beth e Jennifer. As duas amigas trabalham no jornal, Beth na área de crítica cinematográfica e Jennifer na parte de revisão textual. Ambas são filtradas pelo sistema com muita frequência, o que faz com que Lincoln acabe lendo muitas histórias íntimas que as amigas trocam entre si sobre suas vidas amorosas, o trabalho e suas vidas em família. E Lincoln passa a cada dia simpatizar mais com as amigas, que são divertidas e interessantes. Até que Beth começa a falar de um “cute guy” (um bonitinho) que só aparece na empresa à noite e Lincoln percebe que estão falando dele…

Achei a narrativa desse livro em particular um tanto arrastado em alguns pontos. Lembro de uma série de livros da Meg Cabot (li todos!) que eram baseados em trocas de e-mail, então esse já é um estilo de escrita de que gosto muito, mas acho que era melhor executado pela Cabot. Rowell acabava por prolongar muito essas trocas, ou apresentá-las de modo insuficiente. Ainda assim os personagens são ótimos e não tem como não torcer por Lincoln apesar de todo o approach amoroso dele ser meio estranho (ficar invadindo a intimidade das pessoas lendo suas conversas pessoais é muito bizarro mesmo, como o próprio personagem parece sentir). Mais uma vez a autora escolhe personagens que não são perfeitos, que não tem a vida toda clara à sua frente, mas que tem traumas e não estão tão abertos às outras pessoas, o que sempre acho uma escolha bastante acertada e muito bem conduzida.

De um modo geral, acho que prefiro “Eleanor & Park” dentre as obras que li até agora, mas “Attachments” se aproxima bastante do ideal, só precisaria ser mais bem editado para não ficar tão arrastado ali pelo meio.

Advertisements

3 thoughts on “Livro: Attachments (Rainbow Rowell)

  1. Pingback: Livro: Landline (Rainbow Rowell) | Meu Logbook

  2. Pingback: Retrospectiva 2016 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s