Cinema: O Segredo da Cabana (2012)

20235422

Que boa surpresa foi esse filme! Após ter me sido vendido como uma película de horror, esse filme se revelou algo muito mais interessante.

Acho que a primeira coisa que você deve saber é essa: que este não é um filme de terror, pelo menos não em sua concepção mais latente. No máximo um terrir, um misto de sátira dos clichês do horror com o que pensamos nós mesmos como espectadores na antecipação da tragédia. Quem nunca julgou o personagem um idiota por seguir na estrada desconhecida e abandonada, por ler o latim do livro estranho que encontrou no porão, por se afastar dos amigos na primeira oportunidade? Pois então, esse filme te dá uma explicação a seu modo do que realmente se passa por trás dos filmes de terror e essa explicação em si já se parece com algo que você já viu antes por aí.

Temos esses cinco amigos (dos quais não decorei o nome em momento algum do filme) que são esteriótipos, como o casal formado pela menina mais sensual e o carinha fortão que não pensa, a menina tímida e estudiosa, o carinha que sabe latim e usa óculos porque é o inteligente da trama e o maconheiro, que poderia ser o bobo do filme se ele não fosse tão f-o-d-@! Esses cinco amigos decidem partir por alguns dias para uma cabana na floresta, em um lugar isolado. Ótima decisão para começar um filme de terror, certo?

Mas esse filme tem mais uma faceta. Em uma empresa atamente organizada os funcionários engravatados apostam sobre um grande evento e se preparam. Acontece que é nessa empresa que se controla o desenrolar do nosso filme de terror. Eles conhecem os clichês tanto quanto nós e é divertido acompanhar as partes deles.

O plot do que seria o filme de terror lembra em muito “Evil Dead” (“A Morte do Demônio”, um dos clássicos do gênero) e logo um dos personagens que seria marionete no jogo descobre o que está acontecendo, o que vai mudar o rumo da história e das caras sorridentes na empresa. A semelhança com “Evil Dead” é gritante, ao ponto de eu considerar o filme uma homenagem. Ao mesmo tempo, lá na empresa, é mostrado em monitores como outros países, controlados por essa mesma instituição, também fazem seus clichês.

Acho que mais do que isso não posso dizer sem estragar as surpresas que o enredo propõe, então vou parar por aqui e dizer que um grande incentivo para a audiência é a presença de atores conhecidos, como Chris Hemsworth, Richard Jenkins e Bradley Whitford. E as referências a outros filmes de terror, gente! Que maravilhosas!

Advertisements

One thought on “Cinema: O Segredo da Cabana (2012)

  1. Pingback: Retrospectiva 2016 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s