Livro: Fangirl (Rainbow Rowell)

download

Rainbow Rowell é uma das autoras de livros YA mais populares hoje em dia. “Eleanor & Park” foi uma sensação entre os canais literários que sigo no YouTube. Depois de muita persuasão alheia, então, nada mais natural que procurar os livros da autora para ver qual era o borogodó da Arco-Íris.

Comecei por “Fangirl” pela simples percepção de que seria melhor começar com expectativas menores e esse não é o carro-chefe da bibliografia da autora.

A protagonista desse livro é Cather (ou Cath como prefere ser chamada), uma caloura na universidade e bem pessimista no começo do livro. Cath tem uma irmã gêmea, Wren, que é mais extrovertida e logo se enturma com a vida universitária, participando de festas, ficando logo amiga da roommate e saindo com rapazes diferentes. Cath, entretanto, sempre foi a irmã introvertida, que passa o tempo todo escrevendo fanfics e tem como conexão com o mundo exterior e real apenas a irmã e o pai, o que justifica toda a infelicidade em mudar de ares, ser obrigada a conviver com pessoas novas e alterar sua rotina conhecida. Dentre as pessoas com que Cath terá que conviver se incluem a rommate Reagan e seu namorado Levi.

No contexto criado por Rowell, uma série de livros de fantasia em um mundo mágico faz muito sucesso. Simon Snow é o protagonista desses livros, cujo oitavo está próximo de ser lançado e encerrar a história de vez. Cath é uma fã ardorosa do mundo e seus personagens e escreve desde muito nova fanfics sobre Simon. Cath é boa no que faz e tem uma legião de outros fãs ardorosos a seguindo no mundo virtual, esperando cada novo capítulo do romance entre Simon e Baz. No mundo real, entretanto, a garota só quer passar desapercebida e chega a temer o contato humano.

Algo em que Rainbow Rowell é muito forte é no desenvolvimento mais lento da história. A autora te entrega pistas sobre o passado dos personagens, sobre o porquê de seu comportamento atual, mas demora a entregar de fato os gatilhos principais, o que dá aquela motivação especial para não largar a história até acabar e saber de tudo. Os personagens são bem construídos, mas decepcionam um pouco exatamente no fator awkward. Apesar das atitudes e pensamentos serem condizentes, é difícil na vida real ter as tiradas engraçadas bem na ponta da língua na hora certa para dizê-las como os personagens, inclusive a inapta socialmente Cath, parecem ter sempre. Concedi a licença poética de que sempre é assim no mundo literário juvenil, em que todo mundo tem que ter a resposta certa para qualquer pergunta a todo momento.

Como pessoa que passou grande parte da adolescência lendo e escrevendo fanfics (de Harry Potter, Rurouni Kenshin, Inuyasha e Fullmetal Alchemist, principalmente) a história toca bem no meu coraçãozinho. É interessante pensar em uma autora realmente pesquisando esse mundo em que grandes escritores estão escondidos sob codinomes e cujas histórias são conhecidas apenas por aquele grupo seleto, que comenta e os estimula a continuar, sem saber quando virá o próximo capítulo.

Esperava uma leitura bem mais leve e me surpreendi com a condução da autora, que mostrava em diversos momentos como alguns problemas psicológicos afetavam os personagens. Cath e seu pai demonstram claramente os sinais de ansiedade e Cath tem medo de se mostrar e ser julgada como louca. É interessante e eleva o livro entre os pares YA. E como sempre tem um romance, mas que nem parece ser de fato o principal da história, combinando-se com a abertura de Cath ao mundo.

Advertisements

2 thoughts on “Livro: Fangirl (Rainbow Rowell)

  1. Pingback: Livro: Landline (Rainbow Rowell) | Meu Logbook

  2. Pingback: Retrospectiva 2016 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s