Cinema: Divertida Mente/Inside Out (2015)

images

Finalmente, Brasil! Tô querendo assistir esse filme tem um bom tempo, mas só ontem realmente consegui o tempo para isso.

Nesse ponto todo mundo já sabe do que trata o filme, certo? A história é uma bem contada e curta inserção no que faz uma pessoa, suas experiências, suas sensações e sua personalidade.

Divertida+Mente-4Dentro da cabeça da espevitada e feliz Riley, uma menininha normal de 11 anos, vivem Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojo. Alegria tem sido a comandante principal das experiências da garota, desde seu nascimento, tentando evitar que a Tristeza aja. Cada memória criada vem acompanhada de uma cor, representando o sentimento da garotinha e algumas memórias são mais importantes, chamadas memórias-base. Longe da sala de comando podem ser vistas as ilhas da personalidade, comandadas por essas memórias-base. As de Riley se referem à família, honestidade, amizade, bobeira e hockey, o esporte que a menina pratica em Minnesota.

O problema começa quando os pais de Riley anunciam que se mudarão para San Francisco e uma série de coisas começa a dar errado, inclusive na sala de comando. É como se um curto-circuito estivesse ocorrendo, em que Riley perde Alegria e Tristeza por um tempo, estando indiferente ou com raiva das situações. Enquanto isso, as duas emoções perdidas tentam reencontrar o caminho de volta à sala de comando e no caminho encontramos várias outras partes que constituem Riley, como a fábrica de sonhos, seu subconsciente (em uma das melhores representações) e a imaginação da menina. Mas minha parte preferida foi com certeza a do pensamento abstrato.

De maneira bem simples o filme tenta brincar com conceitos complexos sobre a mente humana. Não é um filme para crianças, com certeza. Essa animação é para os adultos que vão entender as referências, que já tiveram memórias felizes que se tornaram tristes, que vivenciaram um momento em que duas das emoções se misturaram e que entendem o que o botão da puberdade vai causar naquela sala de controle.

P.S.: Outras boas partes (e fiquei muito feliz que foi pensado nisso) foram as partes tratando dos pensamentos de outros personagens envolvidos.

Advertisements

One thought on “Cinema: Divertida Mente/Inside Out (2015)

  1. Pingback: Retrospectiva 2016 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s