Quadrinhos: Fábulas – Lendas no Exílio (#001 ao #005)

fabulas1

Pode ser que esteja me apressando e essa ideia não funcione muito, mas comecei a ler “Fábulas” e achei que talvez seja mais organizado tentar fazer posts para cada arco, ao invés de esperar chegar ao final de 150 capítulos e me perder completamente escrevendo.

“Fábulas” é uma HQ da Vertigo, de Bill Willingham, Lan Medina e Steve Leialoha, que trata sobre os personagens de (adivinhe?) contos de fadas e histórias populares nos dias de hoje. O primeiro arco, denominado “Lendas no Exílio” começa a nos introduzir à atual situação desses conhecidos personagens entre os mundanos, ao mesmo tempo em que se desenrola um mistério sobre o assassinato de um deles.

1Em Nova Iorque se concentram grande parte dos personagens, em um complexo parte mágico chamado de Cidade das Fábulas. Branca de Neve, divorciada do Príncipe Encantado, é a vice-prefeita, mas quem realmente manda na bagunça toda que os cidadãos exilados fazeám. A regra é que todos devem se camuflar entre os mundanos e não deixar transparecer suas verdadeiras naturezas. Lobo Mau é o detetive  da Cidade e é ele que investigar no desaparecimento de Rosa Vermelha, irmã de Branca (e essa era uma história que eu não conhecia e tive que googlar). Além deles, são introduzidos nesse arco os personagens de Barba Azul (sim, aquele assassino de mulheres, aqui usufruindo dos privilégios da anistia pós-exílio), João (o do pé de feijão), Princípe Encantado, e brevemente, Cinderela, Pinóquio, Menino de Azul, Bela e a Fera (em crise no casamento) e um porquinho que perdeu a casa pelo sopro do Lobo. 2

E por que o exílio? Na verdade ainda restam bastantes dúvidas após esse arco sobre o que ocorreu. Sabemos que eles saíram fugidos da terra encantada que habitavam porque um grande mal foi tomando os reinos e se instalou, liderados por alguém que eles não chamam por um nome próprio. Todo ano a população exilada celebra o Dia da Lembrança, uma espécie de Natal, em que se lembram dos dias na terra natal e anseiam pelo dia de retorno. 3

É um arco que fecha bem o que começou, sem deixar pontas soltas e, apesar de não ser dos mais emocionantes, introduz muito bem os personagens da trama.

Advertisements

One thought on “Quadrinhos: Fábulas – Lendas no Exílio (#001 ao #005)

  1. Pingback: Retrospectiva 2016 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s