Livro: Perfume (Patrick Süskind)

0070

(Apesar da capa aí do lado estar em alemão, li o livro na versão em inglês. Não tenho essa proficiência toda em alemão ainda.)

Taí um livro que só conseguiria ser melhor se tivesse aquelas amostras tipo Avon nas páginas para que o leitor pudesse sentir os cheiros descritos. Mais bacanudo do que ele é, não tem como ser. Assisti o filme há alguns anos atrás, mas a impressão do livro foi bem mais forte.

Temos em “Perfume” a história de Jean-Baptiste Grenouille, e se passa na França do século XVIII. Nascido da sujeira, rejeitado pela mãe e logo depois órfão, Jean-Baptiste é constantemente empurrado de pessoa a pessoa em seu crescimento, ignorado por onde passa e, quando notado, tratado com desprezo. O motivo para isso é dos mais estranhos. Jean-Baptiste não tem cheiro. Não tinha o odor de caramelo dos bebês quando o era e, mais tarde, não tem o cheiro de ser humano que faria sua presença ao menos ser notada como a de um igual. Mas como se fosse para compensar, o garoto percebe desde novo que seu poder olfativo, o sentido mais dispensável que temos, é muito superior aos dos outros. O que o menino faz é, então, aprender e apreender o mundo através de seu nariz, entendendo a cidade e o campo e, depois, distinguindo entre os odores bons e ruins para categorizar o mundo e as pessoas.

Bem, em dado ponto de sua vida em Paris, Grenouille encontrou um cheiro tão distinto e tão maravilhoso que desejou possuí-lo para sempre. Por azar, o cheiro pertencia à uma mocinha que encontrou a morte pelas mãos do rapaz, que não pôde nem apreciar aquele perfume porque o cheiro desapareceu rapidamente após o falecimento. Logo, a pretensão de Grenouille se torna virar um perfumista, não pelo dinheiro ou fama, mas para conseguir capturar os cheiros e realizar as misturas que já existem dentro de sua cabeça em um acervo infindável. Baldini, um perfumista em decadência, sabe utilizar do dom do rapaz pobre e inculto para se alçar novamente à riqueza e fama, ensinando o que sabe sobre a captura dos odores para ele. Entretanto, seus conhecimentos são limitados e Jean-Baptiste decide deixá-lo para aprender mais em Grasse, o centro da criação de perfumes na Europa. Em seu caminho até lá o jovem é surpreendido tanto pela pureza do ar do campo, sem interferência humana, (o que faz com que ele prorrogue essa estadia longe das cidades indefinidamente) e a descoberta de que ele mesmo não exala nenhum odor (o que o põe de volta à estrada).

Em Grasse, finalmente Grenouille dominará a arte de aprisionar odores, ao mesmo tempo em que encontra novamente aquele odor de moça virgem e bela que o pôs nessa busca em primeiro lugar. E para aprender como extrair esse odor e criar seu próprio perfume, um perfume que fará com que todos o amem, esse nariz abençoado vai ter que testar em várias outras jovenzinhas seus conhecimentos, o que justifica o subtítulo ser “The Story of a Murderer” (A História de um Assassino). E o final… que final com chave de ouro!

Não só o enredo contado é muito interessante e prende o leitor, mas a forma como os fatos são descritos e encadeados é fascinante também. Gostava especialmente quando Grenouille deixava alguma das pessoas que o haviam empregado ou acolhido e se contava brevemente o que acontecera com essas pessoas, aumentando a impressão de que o personagem anda sob a sombra de uma má estrela, que há algo nele que não é completamente humano. E acho que não há como não levantar a bola do autor no que é um dos pontos principais do livro: a descrição dos odores, feita de maneira tão espetacular que é quase possível senti-lo passar diante do nariz. É um livro que com certeza irei reler no futuro.

Advertisements

2 thoughts on “Livro: Perfume (Patrick Süskind)

  1. Lembro de assistir a adaptação cinematográfica e embora tenha gostado achei profundamente perturbador. Não sei se leria o livro embora acredite em sua qualidade literária. Sinto que seria ainda mais perturbador que o filme afinal a literatura é quase sempre mais rica em detalhes e possibilidades.

  2. Pingback: Retrospectiva 2016 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s