Livro: O Jovem Törless (Robert Musil)

0065

Sr. e  Sra. Törless deixam o filho na estação de trem e sobem para sua cidade, deixando o garoto com um grupo de amigos risonhos que o levarão para o colégio interno exclusivo para garotos novamente. É assim que começa “O Jovem Törless”, uma história sobre o desenvolvimento e as primeiras descobertas sobre o mundo adulto de um adolescente.

O contato entre os meninos é quase que a única coisa que conhecem, já que os professores parecem mais inacessíveis e recusam-se a responder perguntas complexas dizendo que os jovens não têm maturidade para compreender as respostas. E é entre os meninos que vão se dar as amizades e inimizades, as fofocas, os esconderijos secretos e brigas que definirão como serão também como adultos.

Törless tem seu grupo, dentre os quais se destacam Reiting e Beineberg. Quando descobrem que um outro colega, Basini, anda roubando dinheiro dos estudantes, armam uma maneira de o punirem. Essa punição consiste em surras e, mais tarde é revelado, favores sexuais. Törless descobre então uma estranha atração por Basini e passa a ser atormentado pelo pensamento de também se aproveitar do garoto, como outros estão fazendo. Quando as coisas passam do degradante e entram na violência pura de jovens que não compreendem os passos que estão dando, Basini se torna um saco de pancadas e procura pelo apoio de Törless, que o nega, negando assim a fraqueza por si mesma e a parte de sua natureza que não consegue controlar, que é reprimida.

No final, Törless ainda não parece ter se encontrado de todo, mas há a certeza de que aquele ambiente em que são tolhidas todas as possibilidades de um real aprendizado do mundo que não por fórmulas sobre as quais não são questionados os conceitos não é o ideal para ele. Ler o livro é quase como mergulhar na cabeça do personagem principal e ser um voyer dessas primeiras descobertas adolescentes, o que é um tanto inquietante também para o leitor.

Advertisements

One thought on “Livro: O Jovem Törless (Robert Musil)

  1. Pingback: Retrospectiva 2015 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s