Livro: O Amante de Lady Chatterley (D. H. Lawrence)

0064

Sabe uma coisa que eu deveria ter feito? Eu deveria ter lido a introdução da minha cópia, que é quase uma monografia sobre a obra e todas as correlações com a vida do autor e a época. Acabei pulando para a releitura em si porque esse texto era repleto de spoilers. Mas spoilers para quem já conhece a história? Sim. Li o livro há tanto tempo que precisava encarar o enredo como se nunca o tivesse conhecido na vida.

Constance Chatterley é uma mulher que cresceu em uma família bem liberal. Ela e a irmã viajaram e tiveram relacionamentos com muitos homens na adolescência. Pertencente a uma classe mais abastada e nobre, entretanto, não é surpresa que essa menina tão interessada pelo sexo acabe se casando com um igual (se não superior) em riqueza e classe, Clifford Chatterley. Clifford acaba paraplégico devido à uma ferida de guerra e a vida sexual dos dois é completamente interrompida pelo fato. Entretanto, o relacionamento dos dois, apesar de assexual, é completamente confidente, com Clifford apoiando-se muito nas opiniões de Constance para escrever seus livros.

A mansão do casal se torna um point da vida intelectual, local de encontro das mentes mais influentes da época. E  acaba sendo quase embaixo do nariz de Clifford que Constance tem seu primeiro caso, o amante sendo um dos escritores que ali frequentam. Lady Chatterley, entretanto, não consegue obter nenhum prazer do amante no ato, tendo que procurá-lo sozinha depois. Logo, o pequeno interlúdio de romance não dura muito e a mulher volta à rotina chata de seu dia-a-dia, usando suas forças físicas para cuidar do corpo debilitado de Clifford e sua mente para guiá-lo na composição de suas obras. Ela adoece e chega-se a conclusão que é necessário uma enfermeira na casa, para tirar o peso das responsabilidades de Constance. À princípio contrário à ideia, Clifford logo se torna íntimo da mulher e passa a se sentir mais confortável com ela do que com a esposa pois com essa nova figura não há a vergonha da insatisfação e da impossibilidade de ter herdeiros que existe com a esposa.

Constance começa a fazer longas caminhadas pelo bosque da propriedade e a visitar com frequência a espécie de casebre onde são mantidas as aves. É por causa dessas visitas que Constance acaba se envolvendo cada vez mais com o guarda-caça, Oliver Mellors. Os dois começam como estranhos que desconfiam um do outro, passam a amantes sem amor e depois a um casal completamente apaixonado, que não poupa esforços para se encontrar frequentemente. Clifford sabe que a mulher pretende engravidar de algum outro homem em uma viagem, mas a surpresa da descoberta do caso advém da classe social desse “reprodutor” e o choque sentimental do fato de Constance estar realmente apaixonada por alguém que considera tão inferior ao nível dos dois.

“O Amante de Lady Chatterley” é um livro engraçado. E não estou dizendo naquele sentido de peculiar, estou falando em hahaha mesmo. Grande parte dos capítulos é composta por longas cenas de sexo em que o autor tenta mostrar o poder de natureza da cópula, representando mesmo os personagens em sua força animal. Mas não há como não rir de certas passagens em que o casal principal enfeita os pêlos pubianos com flores ou começa a chamar os órgãos genitais por apelidinhos. O efeito é um tanto ridículo. Na época o livro causou a confusão esperada pelo conteúdo erótico mais cru, mas acho que lê-lo hoje em dia não espelha esse fato e a parte que prende mesmo é esse preconceito social que se espelha especialmente na parte final.

Advertisements

One thought on “Livro: O Amante de Lady Chatterley (D. H. Lawrence)

  1. Pingback: Retrospectiva 2015 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s