Livro: Rumo ao Farol (Virginia Woolf)

0062

Terminar livros no ônibus é tendência.

Esse post está saindo tão atrasado em relação à conclusão da leitura que dá até vergonha. Mais de dez dias se passaram e eu ainda não consegui de fato formular minhas impressões sobre essa releitura de Woolf, mas como parece que esse post não irá nascer se não for à forceps, cá estou eu.

“Rumo ao Farol” tem uma premissa simplíssima para seus personagens complexos, dividida em três partes. Nesse ponto tem tudo para ser um dos meus livros preferidos, porque detesto os livros em que milhares de ações acontecem mas os personagens são todos unidimensionais. Os Ramseys estão reunidos, juntos a alguns amigos, em sua casa de verão. O casal tem 8 filhos e pouco a pouco vamos conhecendo algumas das crianças, os adultos e, especialmente, a dinâmica que guia todos esses personagens, seus relacionamentos, alegrias e frustrações.

A Sra. Ramsey é o ponto para onde todos convergem. Bonita e simpática, preocupada em agradar e não deixar que conflitos se levantem entre os presentes. Ela sabe que é bela e que muito do respeito a que todos lhe devem tem a ver com sua aura de encantamento. Na primeira parte do livro ela demonstra sua preocupação com o filho James, um menino pequeno ainda, que deseja ser assegurado do passeio ao farol no dia seguinte. Enquanto a Sra. Ramsey é otimista e apaziguadora, o Sr. Ramsey é prático e nega a possibilidade de sua ocorrência devido ao tempo que mudará. A Sra. Ramsey se pergunta o porquê do marido ter essa necessidade de ser desagradável com o filho, em frustrar o menino e isso leva à uma série de pensamentos sobre suas vidas e a dos filhos e amigos. Como Virginia alterna os momentos de reflexão sobre o momento, as suas ligações com o passado e as ações futuras é uma das coisas mais fascinantes. Difícil um autor não se perder (e fazer o leitor se perder) dessa maneira, mas a autora consegue costurar tudo direitinho por todo o livro e o fazer de forma interessante.

Ainda temos outros pontos de vista, como o do Sr. Ramsey, um filósofo e escritor, a pessoa que menos se suporia ter uma família tão grande, e que de repente se dá conta de que nunca atingirá o nível de brilhantismo a que poderia chegar, que nunca será realmente genial e se conforma com sua situação. Dentre os amigos, há pessoas como Lily Briscoe, que se dedica a pintar um quadro da casa, refletindo sobre o seu amor pela Sra. Ramsey, um amor que se estende para todo o momento que vivencia na casa, pelo instante em si. Lily não se dá muito bem com outro dos amigos que frequenta a casa, Charles Tansley, que afirma que mulheres não conseguem escrever, pintar ou fazer qualquer ação criativa. Tansley é um verdadeiro papagaio de pirata do Sr. Ramsey, considerando-o bem mais genial do que o próprio Sr. Ramsey se consideraria, sorvendo suas palavras e seguindo-o pelos campos e cômodos. Dois outros conhecidos estão em vias de contrair um noivado arquitetado pela Sra. Ramsey.

Na terceira parte tudo está mudado. A casa permanece lá, mas está vazia por um longo tempo, o tempo da guerra que levou um dos filhos do casal e ainda coincidiu com o falecimento de outra filha, a mais bela das moças na primeira parte, e a própria Sra. Ramsey. O Sr. Ramsey, James, a filha Cam e alguns amigos voltam à casa, agora ruindo, rememorando a falta da Sra. Ramsey e seus conflitos atuais, tentando cumprir a promessa de anos atrás, com James, Cam e Sr. Ramsey finalmente indo em direção ao farol enquanto Lily tenta terminar um quadro que tem certeza de que nunca ficará tão belo quanto em sua imaginação. Nesse ponto, Lily aparenta ser a própria Virginia, escrevendo sobre o seu ato de escrever e concluindo o livro quando Lily finalmente termina seu quadro.

Advertisements

One thought on “Livro: Rumo ao Farol (Virginia Woolf)

  1. Pingback: Retrospectiva 2015 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s