Livro: The Secret Agent: A Simple Tale (Joseph Conrad)

0061

Para um conto simples, eu perdi muito tempo com esse livro, ao ponto de em certa altura ficar decepcionada comigo mesma.

A história se passa em 1886 e muda de narrador algumas vezes, mas tem sempre como ponto central Verloc, o proprietário de uma loja em Londres, fachada para sua real atividade de espião de um outro país. Verloc é casado com Winnie, uma mulher bonita que trata o irmão menor como a um filho (e ele tem alguma deficiência mental que não é tão bem caracterizada) e junto a eles ainda vive a mãe de Winnie, que está satisfeita de ter casado a filha com um homem bom, que aceitou sustentar a patota toda. É na loja que se reúnem os amigos de Verloc, um grupo de anarquistas não muito ativo além das quatro paredes.

É a aparente indolência de Verloc com sua função de espião que o condena frente aos olhos de seu novo chefe. Vladimir o acusa de não estar cumprindo bem seu papel pelo salário que recebe e propõe um ato terrorista para que ele demonstre seu comprometimento. O ataque à bomba é fonte de um estresse sem fim para Verloc, o que acarreta em problemas caseiros, com a retirada da sogra (que pensa estar sendo um estorvo e esse ser o motivo do silêncio e nervosismo do genro) e da colocação de Stevie com um membro do grupo anarquista no campo.

A explosão da bomba acontece, mas de maneira bem diferente da que deveria. Stevie é a grande vítima, mas o crime passaria batido por Verloc não fosse o fato das roupas do cunhado serem marcadas com seu endereço. Obviamente, Winnie não lidará nada bem com a notícia e o que se sucede é uma sequência de pequenas tragédias que levam a um fim bastante trágico a essa história de espionagem pouco sucedida.

O texto não me empolgou em nenhum momento. Tive pena de Stevie, com seus traços do que parecia ser autismo e a inocência de sua confiança cega em Verloc como um “homem bom”, mas o resto dos personagens pouco representou para mim.

Advertisements

One thought on “Livro: The Secret Agent: A Simple Tale (Joseph Conrad)

  1. Pingback: Retrospectiva 2015 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s