Cinema: O Segredo dos Seus Olhos (2009)

el-se1

Provavelmente eu não assistiria esse filme sem uma forcinha de fontes externas. Meu conhecimento sobre o cinema argentino é muito limitado, mas acabou que em um domingo de manhã esse era o filme que estava assistindo.

“O Segredo dos Seus Olhos” ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro com a história de Benjamin Espósito (Ricardo Darín) e sua busca por desfazer alguns nós de seu passado. Benjamin trabalhava para um órgão do governo relacionado à justiça. Lá ele tem um grande amigo, Pablo Sandoval (Guillermo Francella), de grande humor e um problema de alcoolismo ainda maior. Com a chegada de Irene Hastings (Soledad Villamil), Espósito ainda se vê apaixonado, mas sem coragem de se declarar a uma mulher que parece estar em um patamar tão superior ao seu. E é nessa conjuntura que Benjamin se vê quando cai em seu colo o caso de uma bela jovem que fora estuprada e morta em casa. O caso toca o funcionário público e ele não mede esforços para descobrir quem seria o assassino, uma resposta que vem através de fotos antigas. A partir de então é necessário capturar o assassino e lhe servir a justiça, trazendo algum alívio ao marido da jovem, cuja vida parece que acabou no momento em que Liliana morreu.

Vinte e cinco anos depois, Espósito ainda está preso ao caso e escreve um livro, tentando encontrar as respostas que faltaram na ocasião e alcançar alguma paz com os eventos trágicos que ocorreram.

O filme aborda a corrupção do serviço público, a amizade de Espósito e Sandoval, o ressentimento eterno de Ricardo Morales (Pablo Rago) e o amor nunca declarado do protagonista por Irene, tudo de uma maneira magistral. A única parte que deixa a desejar no filme é a maquiagem realizada para demonstrar que nos tempos atuais já se passaram 25 anos. Enquanto Irene em nada muda, os homens da trama se tornam quase caricaturas, pessoas um tanto cômicas e artificiais.

Advertisements

One thought on “Cinema: O Segredo dos Seus Olhos (2009)

  1. Pingback: Retrospectiva 2015 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s