Quadrinhos: Orange (Takano Ichigo)

maxresdefault

Se você tem tendência a se emocionar com a ficção, chorar vendo novela e afins, afaste-se desse post o mais rápido possível. Mas se sua personalidade combina essa tendência com uma boa dose de masoquismo, então pode continuar porque esse mangá tá para você.

“Orange” é um mangá que aborda o assunto tabu do suicídio. Um dia a estudante Naho Takamiya recebe uma carta assinada pelo eu dela do futuro, narrando os eventos do dia, como a chegada de um novo aluno que se tornará um grande amigo do grupo com que Naho anda. Claro que no começo a jovem fica reticente, mas quando os fatos negam os argumentos contrários ela não tem como não acreditar no que elas dizem e seguir todos os conselhos que ali estão descritos em relação a Kakeru Naruse, esse estudante recém-chegado. E a preocupação da Nahu de dez anos do futuro é um alerta constante de cuidados com Kakeru porque dali a dez anos ele não estará mais com o grupo, tendo se matado.ml009

Os amigos de Nahu também receberam cartas semelhantes, apesar de não tão detalhadas e se unirão em esforços múltiplos para deixar claro o quanto a vida do rapaz é importante para eles e afastá-lo dos ressentimentos que o jovem guarda quanto à morte da mãe. Em cinco volumes o mangá narra em paralelo a existência dos jovens que receberam as cartas e suas tentativas de mudar o futuro e o universo cheio de ressentimento em que os então adultos existem, lembrando-se da existência desse amigo e todas as ações que poderiam ter ocorrido para evitar sua morte. Não vou dizer se no final os amigos conseguem salvar Kakeru, mas imagino que o final não tenha como desapontar nenhum dos fãs, que poderão imaginar como será diferente a vida desses jovens que sabiam o que aconteceria dali há dez anos, bem diverso da tristeza entranhada nos corações daqueles que enviaram as cartas.

O traço é muito parecido com o de Io Sakisaka e foi por isso que comecei a ler, na verdade. A história tem aquela delicadeza característica dos shojos em abordar os sentimentos dos vários personagens quanto aos fatos tratados e não decepciona em transmitir a melancolia da perda de Kakeru e da força da amizade.

P.S.: O mangá ganhou recentemente um filme que irá estrear em dezembro no Japão.

Advertisements

2 thoughts on “Quadrinhos: Orange (Takano Ichigo)

  1. Pingback: Quadrinhos: Orange (Takano Ichigo) | Arwen Releituras

  2. Pingback: Retrospectiva 2015 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s