Livro: Pride and Prejudice (Jane Austen)

0053

O romance mais conhecido da tia Austen finalmente foi relido para o Desafio. E se você nunca ouviu falar em Elizabeth Bennet e Mr Darcy… miga, onde você tava até agora que não notou a Terra rodando?

Elizabeth é a segunda das cinco filhas de Mr e Mrs Bennet e a protagonista dessa história. O pai passa a maior parte de seus dias na biblioteca, ausentando-se o maior tempo possível da dinâmica da família e seus pequenos problemas e dos planos de Mrs Bennet para essa mulherada toda que ela precisa casar o mais rápido possível. E essa necessidade vem do fato de que, não tendo descendentes homens, a propriedade em que vivem irá para um primo, Mr Collins.

A chegada de um novo vizinho solteiro, jovem e rico parece a oportunidade perfeita para Mrs Bennet arranjar um marido para uma das meninas. Um baile revela a predileção de Mr Bingley e a aparente simpatia de suas irmãs em relação a Jane, a primogênita que é a mais bela e mais meiga das meninas. Igual sorte não tem Elizabeth, que acaba escutando por acaso Mr Darcy, um amigo de Mr Bingley, referir-se a ela com palavras não muito agradáveis.

O orgulho demonstrado por Mr Darcy e o preconceito formado por Lizzie Bennet nesse primeiro encontro permanecerão por um longo tempo impedindo que Lizzie tenha por ele qualquer consideração positiva. Some-se a isso a chegada de um regimento do exército e com ele a vinda do sempre afável Mr Wickham e suas histórias terríveis sobre Mr Darcy.

A convivência acaba fazendo com que Mr Darcy conceba outra concepção de Lizzie (e de seus olhos bonitos) e se apaixone por ela. A declaração de amor de Mr Darcy, apesar de acalorada e sincera, não é bem recebida por Lizzie. Também, repleta de críticas à família cheia de defeitos de Lizzie, ela apenas reforça o sentimento negativo da garota. Por sorte, outros encontros ocorrerão e haverá tempo para que sejam esclarecidos os inúmeros mal-entendidos que permeiam a relação entre os dois e que acabaram influenciando a relação e felicidade de Mr Bingley e Jane.

Mr Bennet é um dos personagens mais engraçados de Austen. Irônico, suas falas pontuais são algo a que se esperar no livro todo. Mr Darcy, por sua vez, é considerado frequentemente como um dos personagens mais apaixonantes (mas pra mim não é isso tudo não) e Lizzie Bennet, com sua mente (na maioria das vezes) sensata é a melhor protagonista de Austen. Já a mãe e as irmãs mais novas Bennet, Kitty e Lydia, são aquelas sobre as quais dá vontade de dar um tapa na testa e mandar ficarem quietinhas porque sempre que abrem a boca sai algo que só piora situações já ruins.

P.S.: Estou quase terminando a parte de Jane Austen do desafio. Só falta “Mansfield Park”, que será uma leitura inédita!

Advertisements

One thought on “Livro: Pride and Prejudice (Jane Austen)

  1. Pingback: Retrospectiva 2015 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s