Filme: Sympathy for Mr. Vengeance (2002)

p

Gostei tanto de “Oldboy” que voltei para mais. Como depois descobri que o filme fazia parte de uma trilogia, parei a leitura em duas madrugadas para assistir “Sympathy for Mr. Vengeance” e “Sympathy for Lady Vengeance”, o primeiro e o último filmes da trilogia, respectivamente.

E o Park Chan-Wook, diretor da trilogia, não decepciona, né? Ambos são fantásticos, mas vamos separar em posts diferentes para que se possa apreciar essas maravilhas na individualidade.

Em “Mr. Vingança” há dois protagonistas em busca de sua catarse pessoal. Ryu (Shin Ha-Hyuk) é um surdo-mudo que vive com a irmã no lado pobre na cidade. Ele trabalha incansavelmente e cuida na medida do possível dessa noona que sofre de uma condição crônica e necessita de um transplante de rim com certa urgência. Demitido e ludibriado por vendedores de órgãos, Ryu não vê outra alternativa a não ser acatar a ideia da amiga/namorada de sequestrar a filha do ex-patrão em um “bom sequestro” para ter o dinheiro suficiente para a cirurgia da irmã.

Do outro lado há Park Dong-Jin (Song Kang-Ho), o pai da menininha fofa que tenta fazer de tudo para reavê-la em segurança. Porém, muitos acidentes e acasos acabarão por colocar ele na cola de Ryu, buscando por sua vingança. Então temos o gato Ryu tentando se vingar dos ratinhos que o ludibriaram e o cão Dong-Jin caçando os gatos. E alguém vai conseguir cumprir? Sim. E você vai conseguir definir uma torcida? Difícil, tenho “simpatia” pelos dois em suas tragédias pessoais…

O filme é conduzido de forma exemplar. Dá para notar que há um cuidado muito específico com a identidade visual. Aliás, os protagonistas de toda a trilogia têm sempre algum aspecto que chama muito a atenção em seu visual. Dessa vez não poderia ser outra coisa a não ser os cabelos esverdeados de Ryu. Para quem gostou de “Oldboy”, o gore continua firme e forte, obrigado e os pequenos choques que o enredo vai te dar, a sensação de melancolia, as facetas mais detestáveis do ser humano, são muito presentes.

mrvengeance2_original

Advertisements

One thought on “Filme: Sympathy for Mr. Vengeance (2002)

  1. Pingback: Retrospectiva 2015 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s