Livro: A Series of Unfortunate Events – The End (Lemony Snicket)

TheEndBook

Terminei a série! Agora posso finalmente dizer que cumpri uma das minhas metas desse ano. E também dei meu último gole no copo d’água que eram essas leituras em meio às mais complexas. Aceito sugestões de séries bem leves, especialmente chick lits que tem tempo que não pego para ler.

Mas vamos falar dos Baudelaire? Nesse 13º volume os irmãos estão no mesmo barco que Olaf. Os quatro acabam por aportar em uma ilha estranha “onde todas as coisas um dia param” e lá encontram toda uma população com costumes bem específicos, como seus trajes brancos, comidas repetidas todos os dias e uma extrema rejeição à todas as novidades que acabam nessa ilha onde tudo acaba. Para demonstrar essa rejeição, há um espaço dedicado na ilha onde tudo é guardado: livros, ferramentas, temperos… tudo a que a sociedade liderada por Ishmael é aconselhada a não ter acesso. Mas aos conselhos de Ishmael, ninguém consegue dizer não.

Na ilha há também uma macieira cujos frutos são amargos e que só serve em verdade para um evento no ano, quando aqueles que querem sair pegam um barco e partem para o oceano.

Logo fica claro que há muito sendo escondido no lugar e os irmãos ainda reencontram uma conhecida que também acaba chegando à praia: Kit Snicket. Uma sucessão de eventos inesperados fornece poucas respostas às perguntas que surgiram nos livros anteriores e mais algumas desventuras para os irmãos. Olaf tem um fim também inesperado, assim como Kit e toda a população da ilha, que parte deixando os Baudelaires sozinhos em condições complicadas.

Há uma miríade de sensações pois essa última parte parece espelhar histórias bíblicas, a mais óbvia sendo a expulsão do paraíso. Apesar de ser uma das partes mais interessantes da série, ela falha em conceder um fim aos caminhos que surgiram anteriormente na trama. Exemplo: nunca saberemos o que havia dentro do açucareiro. Como a intenção do autor parece ter sido essa mesma, não sei se devo procurar essas respostas em outras obras do autor ou, como os Baudelaire, me contentar a nunca conhecer 100% da história.

Advertisements

One thought on “Livro: A Series of Unfortunate Events – The End (Lemony Snicket)

  1. Pingback: Retrospectiva 2015 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s