Quadrinhos: Watchmen (Alan Moore/Dave Gibbons)

Watchmen

Quando peguei a listagem de obras do Desafio Literário pela primeira vez tomei uma baita duma surpresa porque estava listado “Watchmen”, uma HQ americana, entre as centenas de livros. Já havia lido esses quadrinhos pelo menos três vezes, mas o random.org quis que eu lesse de novo agora e quem sou eu para duvidar dos poderes do acaso?

Se eu li três vezes (agora quatro) vocês já podem inferir que eu gosto um bocado bem grande dessa HQ dos anos 80. Para mim é uma daquelas combinações que ocasionou um resultado muito próximo da perfeição.

A história em si se passa alternando entre o grupo de heróis Minutemen, nos anos 50-60, e Watchmen nos anos 80. Em 85 o Comediante é assassinado, um dos últimos resquícios da era de ouro dos heróis mascarados dos anos 50. Rorscharch é o único dos antigos heróis que dá a devida importância ao fato e começa a buscar as pistas do que acredita ser um grande plano de eliminação dos justiceiros. Esse personagem é um dos que rejeitaram revelar sua real identidade quando o governo assim exigiu e não é muito querido nem pelos antigos justiceiros nem pela polícia, nenhum desses grupos conhecendo sua real identidade.

Os outros personagens constituintes dos Watchmen são o o segundo Coruja (Dan Dreiberg, já aposentado), a segunda Espectral (Laurie Juspeczyk, que sucedeu a mãe e agora acaba servindo apenas como companheira de Dr. Manhattan), Dr. Manhattan (o único que realmente tem poderes sobrehumanos) e Ozymandias (um gênio miliardário que investe em inúmeros negócios). Dos Minutemen sobraram apenas Sally, a mãe de Laurie e primeira Espectral, e o primeiro Coruja, Hollis, que lançou um livro contando todos os segredos do antigo grupo.

img-1019526-watchmen-hqEssa história adapta a História da Guerra Fria para o contexto com justiceiros mascarados, especialmente com a ação do Dr. Manhattan como arma de guerra dos EUA em conflitos como a Guerra do Vietnã. O relógio que mede a aproximação do fim do mundo (que realmente existiu) está se aproximando da meia-noite, com o conflito entre EUA e URSS esquentando. A população começa a se apavorar com a iminência do desastre nuclear e, em meio a isso, ainda vemos os micro-universos desses personagens que tinham relevância no passado, mas agora estão destinados a uma aposentadoria compulsória ou voluntária. Alguns flashes e muitos extratos do livro de Hollis e de outros documentos ajudam a construir o passado e o contexto em que agora se encontram esses personagens.

A conclusão da história é uma das mais fantásticas que já vi, na incerteza do ódio ao personagem responsável pelas mortes de justiceiros ou da constatação de seu brilhantismo em tentar achar uma resposta mais viável à vida humana na Terra. Meus personagens preferidos são, sem sombra de dúvidas, Rorscharch e Dr. Manhattan. Rorscharch caminha na linha entre o brilhantismo e a loucura completa e Dr. Manhattan não é nada mais nada menos que um deus caminhando entre homens, vendo todas as linhas do tempo, o futuro e o passado fazendo parte de seu presente todo o tempo. Outros aspectos, como a história de um pirata buscando com todas as formas sair de uma ilha e voltar para salvar a família em casa, em uma HQ dentro da história de “Watchmen” e que dialoga com o plot principal, também é brilhante, assim como o todos os personagens secundários que aparecem durante a trama.

São 12 volumes curtos e maravilhosos e que tem um final um pouco diferente do filme, caso você já tenha assistido. Há ainda uma série de prequels que ainda não li, mas planejo ler o mais breve possível.

 

watchmen-em-quadrinhos

“Quis custodiet ipsos custodes?”

Advertisements

2 thoughts on “Quadrinhos: Watchmen (Alan Moore/Dave Gibbons)

  1. Pingback: Desafio Literário: #0001 ao #0050 | Meu Logbook

  2. Pingback: Retrospectiva 2015 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s