Livro: The Life of Lazarillo de Tormes (Anonymous/Juan de Luna)

11401070_931285033559872_7600270037683796692_n

Título completo: “The Life of Lazarillo de Tormes, His Fortunes and Misfortunes as Told by Himself”, ou ainda “La vida de Lazarillo de Tormes y de sus fortunas y adversidades”.

Esse foi mais um dos livros que sorteei da lista dos 1001 livros para ler antes de morrer (que no meu caso são mais de 1200). Apesar da primeira tentativa com How Late It Was, How Late não ter sido das mais felizes, gostei bastante da sensação de desconhecimento que pegar alguma coisa bem inesperada, decidida pela sorte. E foi assim que acabei apelando para o random.org novamente e deixando nas mãos do destino o rumo de leituras.

Assim, acabei com esse livro bem antigo nas mãos e tendo que escolher uma versão para leitura. Apelei para o Projeto Gutemberg, que disponibiliza online diversos livros de domínio público, e mergulhei na crítica pesada nessa literatura do século XVI e XVII. Explico: a primeira parte do livro é a “original”, de autor anônimo que apenas reuniu por meio de um mesmo personagem muitos contos que rolavam de boca em boca. Na versão em que baixei há também um capítulo intermediário anônimo e a versão de continuação do Juan de Luna, que não é a única versão que surgiu, mas é considerada a mais fiel ao trabalho original apesar de ter sido escrita quase um século depois. E como eu sei disso tudo? Não foi porque eu catei no Google! A boa surpresa dessa versão de graça que eu peguei foi uma introdução que explicava tudo isso.

O livro narra em episódios e em primeira pessoa os episódio tristes e felizes da vida de Lazaro de Tormes. Lazarillo nasceu pobre e de classe servil e, ainda criança, conhece seu primeiro mestre. Na primeira parte a vida de Lazaro é uma sucessão de mestres que o explorarão, farão com que ele passe fome até quase a morte e baterão bastante nele, inspirando atitudes não muito nobres no garoto. O que salta aos olhos é que grande parte dos “vilões” do livro fazem parte da Igreja ou agem com extrema religiosidade e não agem de acordo com os princípios que pregam. Muito comum são as histórias de envolvimento sexual desses homens com as mulheres dos vilarejos por onde Lazarillo passa. A primeira parte termina com o que seria mais um mestre e um final quase feliz, com o eterno servo casado com uma mulher concubinada com o arcebispo da vila.

A segunda parte difere bastante da primeira. Juan de Luna tem maior apreço às descrições de locais, emoções e vestuário do que o primeiro autor.  Além disso, na segunda parte não há mais tanto dessa relação mais servil. É como se Lazaro começasse a ansiar por sua independência e chega várias vezes próximo à riqueza muitas vezes, mas sempre acontece algo que o deixa em situação pior a que estava em princípio.

É uma leitura rápida e feroz. Juan de Luna apenas torna ainda mais graves os ataques à Igreja e aristocracia e a descrição das perversões dessas classes. Ainda introduz de leve a vida cigana, mais por um lado desfavorável do que favorável. Serve como retrato de uma época e a visão bem cômica das dificuldades e contradições da época.

Advertisements

2 thoughts on “Livro: The Life of Lazarillo de Tormes (Anonymous/Juan de Luna)

  1. Pingback: Desafio Literário: #0001 ao #0050 | Meu Logbook

  2. Pingback: Retrospectiva 2015 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s