Livro: As Cidades Invisíveis (Italo Calvino)

13188_901308936557482_9001398810587755971_n

Ainda tentando conciliar as exigências da faculdade e algum pouco de prazer hedonista (e nesse caso isso é simplesmente a possibilidade de ler livros que não tenham nada a ver com células, anatomia e afins), peguei um livro curto e cheio de interrupções para ler para o Desafio.

Antes de mais nada, tenho que dizer que isso foi uma releitura e, como tal, já tinha minhas partinhas preferidas. Inclusive, há um trecho desse livro que quase acabou como epígrafe da minha monografia. O livro é constituído de pequenos capítulos de uma ou duas páginas com descrições feitas por Marco Polo ao imperador Kublai Khan. Mas isso é um livro de ficção, meu povo, então essas cidades não existem, okay?

As cidades descritas por Marco Polo são como amontoados de exceções, mas são todas igualmente fascinantes. A vontade que eu tinha, na verdade, era ler uma ou duas “cidades” por dia, para poder pensar nelas por mais tempo, mas isso é impossível para mim. Ficava sempre com aquela vontade de dar uma espiada no que tinha além e, como disse, os próximos capítulos têm sempre uma ou duas páginas, então é fácil devorar o livro.

Há alguns diálogos entre Marco e Kublai Khan no meio das descrições, onde se discute a própria imaginação e como ela funciona, o afastamento dos personagens da realidade embaixo dos altos terraços e a linguagem, já que Marco e Khan não falam o mesmo idioma e Marco descreve suas cidades através de objetos.

“As Cidades Invisíveis” é dividido em 11 partes: As cidades e a memória, as cidades e o desejo, as cidades e os símbolos e por aí vai. É interessante que todas as cidades descritas tenham nomes femininos. O livro foi publicado em 1972, mas, olha só que engraçado, achei que era muito mais antigo porque a linguagem, muito poética, não parecia se enquadrar com nada muito moderno.

10947332_901308809890828_240509430913903218_n

2 thoughts on “Livro: As Cidades Invisíveis (Italo Calvino)

  1. Pingback: Desafio Literário: #0001 ao #0050 | Meu Logbook

  2. Pingback: Retrospectiva 2015 | Meu Logbook

Leave a Reply

