Quadrinhos: Turma da Mônica – Laços

lacoscapa-770x458

Sou da geração que cresceu com Turma da Mônica e aprendeu a ler com os quadrinhos. Para ser mais específica, aprendi a ler para entender os quadrinhos e deixar de inventar as histórias baseado só nas figuras e, mais tarde, aprendi muito de contextualização e compreensão de texto pelas historinhas da gorducha dentuça e seus amiguinhos.

Aí veio essa nova leva de quadrinhos especiais, que são Turma da Mônica e ao mesmo tempo não são. Esse é o primeiro volume que li dessa fase, com os desenhos e enredos criados para os adultos saudosistas, que conhecem os personagens como se eles fossem da família, mas há muito tempo não os encontram por aí.

Voltei aos personagens nessa vibe. Eles são meus amiguinhos da pré-escola, que me acompanhavam nas férias com o Almanacão, nos dias normais com os quadrinhos fininhos e na casa dos meus avós com a pilha que os primos juntaram por anos e ficava à disposição de todos nós, assim como bala de tamarindo e pipoca de embalagem vermelha.

O enredo é simples. Floquinho, o cachorro de Cebolinha, fugiu e o quarteto principal se reúne para procurá-lo nos arredores da Rua do Limoeiro. Nessa busca, alguns outros personagens aparecem no background ou como coadjuvantes. E posso falar? Fiquei tãããão feliz de ver a Dona Cebola rapidamente. Quando meu irmão era pequeno, uma vez ele falou que minha mãe parecia a Dona Cebola e o que foi visto não pode ser desvisto – até hoje acho a mãe do Cebolinha o alter-ego artístico da minha mãe.

monica

Vou confessar que quando chegou ao fim percebi que não estava nem um terço tão animada quanto as pessoas que havia escutado falarem dos quadrinhos. Não sei porque isso ocorre, mas a sensação é que meu saudosismo não estava tão aceso quanto o dos outros. Achei sim o traço lindo, de morrer de fofura, e as partes que mais me tocaram foram na verdade as pequenas passagens deles bebês e como foi que se aproximaram, já que não lembro dessas passagens nos quadrinhos que li.

2 thoughts on “Quadrinhos: Turma da Mônica – Laços

  1. Pingback: Filme: O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos (2014) | Meu Logbook

  2. Pingback: Retrospectiva 2014 | Meu Logbook

Leave a Reply

