Livro: A Series Of Unfortunate Events – The Ersatz Elevator (Lemony Snicket)

Ersatz_elavator

Os irmãos Baudelaire continuam sua saga e o autor continua tentando convencer seu leitor a desistir da leitura antes de iniciar-se uma série de desventuras. Dessa vez são alojados em um rico apartamento de 77 quartos (tá certo isso, produção?) na Dark Street, em um bairro rico e próximo a casa incendiada dos pais. A esquisitice da vez é a preocupação dos moradores, Sr. e Sra. Squalor, pelo o que está dentro e fora de moda. Quando chegam, por exemplo, elevadores estão fora de moda, mas por sorte escadas estão dentro, o que obriga as crianças a subirem quarenta e oito ou oitenta e quatro andares antes de conhecer seus responsáveis.

Os seus novos tutores não são diferentes. Bom, talvez seja melhor dizer que Esme seja assim, enquanto Jerome apenas aceita a ganância e excentricidade da esposa devido a sua total incapacidade de entrar em qualquer tipo de discussão. Jerome é um dos melhores responsáveis que os Baudelaire já tiveram até aqui, preocupado com seu bem-estar e carinhoso. Entretanto, nos momentos cruciais Jerome é completamente inútil pois não consegue confrontar a esposa que aparentemente só os aceitou em sua mega cobertura porque órfãos estão na moda.

Em meio à sua preocupação com os trigêmeos Quagmire e tentativas de não se perder na casa dos Squalor, os irmãos são surpreendidos pela presença de Gunther, leiloeiro do próximo evento organizado por Esme para venda de itens “in” e “out” e novo personagem de Conde Olaf. Claro que ele não engana as crianças, que começam a imaginar e a inteligência dos irmãos acaba descobrindo uma possibilidade escondida dentro do elevador do prédio. “Ersatz” é uma palavra muito específica para denominar um objeto que disfarça algum outro propósito que não o pensado originalmente e se encaixa bem para a série de descobertas que leva os irmãos para dentro do poço do elevador e para o leilão de objetos de Esme.

Dessa vez os cúmplices de Olaf estão bem próximos aos irmãos e eles nem desconfiam de sua presença até que os planos malignos são revelados, aprendemos a diferença entre “nervosismo” e “ansiedade”,  o que é um “aquous martini” e, mais importante, o significado de “ersatz”. E mais uma vez termino o livro gritando “MAS O QUE É V.F.D.???” porque os Baudelaire interrompiam toda vez que os Quagmire tentavam dizer o que era. Maldita curiosidade.

Advertisements

One thought on “Livro: A Series Of Unfortunate Events – The Ersatz Elevator (Lemony Snicket)

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s