Série: Marriage, not Dating (Kdrama)

10646858_773223722734612_925475368918068631_nBem que eu queria que esses posts sobre doramas não acontecessem once in a blue moon, mas tá difícil achar um tempo e disposição para encarar as cerca de 16 horas que cada um tem me exigido. Para que isso ocorra tem que antes rolar um amor todo especial pela história e pelos personagens propostos. Por causa das recomendações de outrxs aficionadxs comecei a ver três: Trot Lovers (que eu desisti no meio); Fated to Love You (ainda sendo exibido) e Marriage, not dating.

mnd1

Jang-Mi achando que vai rolar (casamento)

Marriage é um dorama que mistura comédia e romance. Logo no comecinho somos introduzidos a Joo Jang-Mi, que está preparando um quarto de hotel para seu pedido de casamento, após namorar por um ano com Lee Hong-Dong. Assim que percebe as intenções de Jang-Mi, Hong-Dong chama o amigo Gong Gi-Tae, um renomado cirurgião plástico que por acaso estava em um encontro às cegas no  mesmo hotel, para ajudá-lo. Gi-Tae consegue livrar o amigo e Jang-Mi passa por um longo período de centenas de telefonemas e alguma perseguição a Hong-Dong, até que Gi-Tae esclarece as coisas para ela: Hong-Dong não a ama e nunca amou e está tudo terminado entre eles (sim, o FDP do Hong-Dong não tem coragem nem mesmo de falar isso pessoalmente). Entretanto, Jang-Mi não é gente de deixar as coisas baratas, ela mesma se assumindo como uma barraqueira e, pior, tem uma certa tendência a procurar a solução de sus problemas no fundo do copo de soju. Ao mesmo tempo, a mãe de Gi-Tae, que está louca para arrumar um casamento para o filho, pensa que Jang-Mi é a namorada de Gi-Tae e aí a confusão está criada. Jang-Mi e Gi-Tae passam a depender um do outro para obter vingança (Jang-Mi) e enganar a mãe (Gi-Tae), em um laço que acaba aproximando-os cada vez mais.

mnd3

Gi-Tae achando que vai rolar (sexo)

Jang-Mi é extremamente dependente de companhia constante e Gi-Tae adora sua independência e não deseja estragá-la com um casamento que arruíne sua solidão querida. Para ambos o porquê de seus comportamentos está em uma infância turbulenta, na qual eram vítimas das brigas e discussões de seus pais. A condução de seus personagens foi feita de maneira espetacular, no sentido em que Jang-Mi começa a aprender a ser mais independente enquanto Gi-Tae se reaproxima de seus familiares graças à uma mudança de percepção.

Quanto aos second leads: Há a amiga-quase-traidora-mas-não-muito de Jang-Mi, Nam Hyun-Hee (interpretada por Yoon So-Hee, que esteve em Let’s Eat), o ex-namorado, um novo interesse romântico que vem para apimentar as coisas e uma ex-namorada de Gi-Tae que exige um presente bem pequeno e bem especial. Para mim, a fragilidade desse dorama está exatamente neles. Hyun-Hee é uma personagem estranha, que não dá para saber se é amiga ou não da protagonista porque suas ações são contraditórias. Não gostei da atuação da atriz também, achei fraquíssima. Quase tão fraca, aliás, quanto a atuação de Jiwoon, que faz o outro interesse romântico. Apesar de ele ser um colírio e cada aparição dele ser uma felicidade, seu personagem é rasinho e suas atitudes também ficam no meio do caminho, nunca chegando ao ponto para onde estão se dirigindo. A ex-namorada de Gi-Tae é uma louca obsessiva e não combina muito com esse clima mais levinho da série.

No total curti bastante o drama, apesar de nos últimos três capítulos ter sentido uma enrolação desnecessária e, pior, uma queda de humor que se seguiu até um fim um pouco cansativo. Não precisava. Foi bom ver uma série em que o sexo, mesmo antes de casados, é tratado, se não como trivial, pelo menos como assunto natural no relacionamento e em que os pais tenham explicações pregressas e alguma profundidade em suas implicâncias. (Ou não. A halmoni de Gi-Tae era uma fofa!)

mnd2

Cena meramente ilustrativa

Advertisements

One thought on “Série: Marriage, not Dating (Kdrama)

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s