Livro: A Series Of Unfortunate Events: The Austere Academy (Lemony Snicket)

livro-the-austere-academy-a-series-of-unfortunate-events_MLB-F-4313318620_052013

Após uma looonga pausa voltei aos queridos irmãos Baudelaire e sua triste série de desventuras. Precisava limpar o palato antes de continuar com o desafio e Lemony Snicket , sempre dá um sopro de ar límpido entre as minhas leituras “de gente grande”.

Dessa vez os três irmãos são colocados em uma escola interna um tanto quanto estranha. No mundo das Desventuras, entretanto, ela faz todo o sentido. O diretor Nero é uma figura que se crê um gênio musical, chegando a obrigar seus pobres alunos a espetáculos (torturas) diários de seis horas de duração em que toca desafinadamente seu violino. Além disso, há inúmeros castigos arbitrários para faltas pequenas e os órfãos vão viver em um lugar um bocado desconfortável. Se ao menos estivessem recebendo alguma educação e Sunny algum tratamento adequado a sua pouca idade até poderiam se sentir bem, mas as aulas em que são colocados nada têm do conteúdo esperado: Violet precisa aturar um devorador de bananas que cria pequeníssimas histórias sem relevância e exige a memorização destas; Klaus é colocado com uma professora obcecada pelo sistema métrico e pela medição de objetos variados e Sunny deve trabalhar como secretária para o diretor Nero.

Por sorte nem tudo é tristeza na vida das crianças e eles até acabam por fazer novos amigos, os dois trigêmeos (não estou viajando nessa parte e se você ler o livro vai entender o porquê desse paradoxo) Quagmire, Duncan e Isadora.

Mas é claro que a felicidade não foi feita para os Baudelaire e logo surge o estranho professor de educação física que parece ter uma predileção especial por eles e que eles sabem muito bem quem é.

Como eu já disse antes, a escrita do autor é irônica e leve na medida certa para conseguir agradar vários grupos etários. Adoro as pequenas alusões escondidas, os easter eggs que apenas amantes da literatura entenderiam e as intromissões do autor, adicionando sempre pequenas gotas de sua própria história. Vemos pequenas evoluções nos personagens, tão pequenas que poderiam passar despercebidas: a nova forma de atuação e estratégia para lidar com o inimigo, as pequenas palavras certas já proferidas por Sunny de vez em quando etc. Com o fim dessa historieta, parece começar um novo arco em que além de fugir haverá a preocupação em perseguir para reaver pessoas queridas pelos Baudelaire, além do mistério em se descobrir o que significa V. F. D.

Advertisements

One thought on “Livro: A Series Of Unfortunate Events: The Austere Academy (Lemony Snicket)

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s