Livro: O Hobbit (J.R.R. Tolkien)

10561600_777102798978097_5300708233642546511_n

“Numa toca no chão vivia um hobbit.”

Assim começa a fábula de Tolkien que introduz os leitores as aventuras do pequeno Bilbo Bolseiro, o mais improvável dos aventureiros, com ares de conto infantil (e por um bom pedaço é isso mesmo) e os pilares da fantasia de “O Senhor dos Anéis” e da mitologia da Terra-Média.

Bilbo é um hobbit do Condado, sem nada de muito especial a não ser sua bela toca e seu sangue meio Tûk (que dentre os pacíficos e acomodados hobbits são os mais aventureiros). A visita inesperada de Gandalf, o mago, e logo em seguida de um grupo de 13 anões inicia o imprevisto trabalho de Bilbo como ladrão na missão de Thorin para retomar o tesouro de seus antepassados tomado por um dragão na Montanha Sombria. A escolha de Gandalf se revela das mais acertadas, uma vez que o Sr. Bolseiro se revela peça vital para a realização do intento.

Especialmente no começo o livro é um conto para crianças, inclusive contando com canções e ações mais humorísticas. Surpreende o quanto a descrição do caráter dos personagens se alterou d’”O Hobbit” para “O Senhor dos Anéis”. Eu não me lembrava que no primeiro os elfos eram tão pouco sérios e bem menos altivos, assim como os anões eram menos bravos e um tanto cômicos. Até mesmo Gandalf e os orcs mudaram muito e eu me via considerando toda essa gama de personagens pelas lembranças da trilogia de Tolkien e não por esses vislumbres inocentes. No final do livro há alguma alteração com a Batalha dos Cinco Reinos e até que podemos contemplar uma visão um pouco mais madura, mas, para quem passou 350 páginas rindo de anões em barris e lendo canções, é difícil levar mais a sério as 30 últimas páginas.

Dessa vez, ainda, reparei outra coisa bem mais interessante: a inexistência de mulheres em todo o livro. Podemos contar nos dedos sobre as mulheres das quais sabemos e mesmo assim de ouvir falar. Contei três delas e, ainda assim, são figuras já desaparecidas e irrelevantes para o decorrer da história.

Curioso para quem leu ou pretende ler “O Senhor dos Anéis” é a menção de outros pontos apenas por alto: a história de Moria, a breve aparição de Elrond, o anel e seus poderes ainda desconhecidos e a alusão ao Necromante como força maligna, temida e combatida por um conselho de magos.

Talvez o que atraia mais é o fato de ser uma leitura bem mais acessível e fácil do que as obras posteriores, mas eu sinto um bocado de falta da descrição específica dos personagens. Em “O Senhor dos Anéis” é possível conhecer cada um dos nove membros da sociedade e suas aspirações e personalidades únicas, mas n’”O Hobbit” não há essa delimitação clara. Aparte um anão aqui e acolá é impossível diferenciá-los e suas ações servem mais como escada para a ascensão de Bilbo a um papel de destaque do que mostras do comportamento da raça dos anões.

E sobre o filme: sim, ele se desvia do enredo de sua fonte literária, mas eu sou daquelas que defendo a versão cinematográfica e acha que se fizessem como no livro, acabaria sendo uma animação da Pixar.

Advertisements

5 thoughts on “Livro: O Hobbit (J.R.R. Tolkien)

  1. Reblogged this on Arwen Releituras and commented:
    Este é um dos livros que amo. Li quando tinha 16 anos e creio que está na hora de revisita – lo. A narrativa é deliciosa e lúdico e realmente muito diferente se “O senhor dos Anéis” e outro livros. Tem o chame de ter sido escrito para um público de a partir de 9 anos.
    Comparando com a “O Senhor dos Aneis” Frodo é uma versão mais séria e melancólica de Bilbo e a leveza de Bilbo faz falta embora relamente não caiba em uma narraria como “O Senhor dos Aneis”

  2. Pingback: Retrospectiva 2014 | Meu Logbook

  3. Pingback: Retrospectiva 2014 | Meu Logbook

  4. Pingback: Desafio Literário: #0001 ao #0050 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s