Filme: Os Três Mosqueteiros (2011)

Image

Por que raios eu perdi meu tempo vendo isso? Que fique bem claro, eu escrevi o post anterior bem antes de ver essa vergonha de filme, que não consegue fazer jus ao livro, nem em referência aos personagens, nem às lutas, nem à história (com H maiúsculo ou minúsculo, nesse caso).

O começo já me deprimiu fortemente. Veneza? O que a Itália tem a ver com o cerco a La Rochelle? Aí eles me apresentam os personagens buscando um plano de Da Vinci para construir uma máquina de guerra e eu joguei o resto das minhas esperanças para o ar.

Quando os mosqueteiros se tornaram amiguinhos da Lady de Winter (só chamada de Milady no filme)? E os três mosqueteiros, agora são quase proscritos e espiões, que não obedecem a ninguém. M. de Treville, meu filho, cadê você para dar sentido a essa confusão? Foi morto pelo Buckinham, que nessa versão é um vilãozinho com direito a barbinha pontiaguda e brinquinho de pérola? Athos parece super disposto a contar sua história vergonhosa para qualquer um que encontre e, por aí, percebemos que os personagens nada têm a ver com aqueles do livro.

Mas então eu me fiz aquela pergunta: e se Dumas tivesse visto os tempos atuais, aprovaria essa versão? Acho que ele se sentiria bem envergonhado em ver suas tramas simplificadas ao mínimo para favorecer a porradaria sem sentido apresentada. Do ponto de vista da História, então, o filme é um pesadelo. Tudo bem que a obra de Dumas tinha lá suas pequenas inconsistências, mas confundir o Louvre com Versailles… Gente, um erro dessa magnitude chega a dar vergonha alheia e desistir no meio. Eu, por minha vez, fiquei com pena pelo desperdício de tantos bons atores nesse fiasco.

Um único ponto positivo: Fisicamente, gostei muito dos personagens.  D’Artagnan é um pitéu. Athos, Porthos e Aramis batem com a descrição e, em geral, os outros também. Excetuando-se, é claro, Buckingham e Milady. Esses dois não batem nem mesmo com a sombra da minha imaginação.

One thought on “Filme: Os Três Mosqueteiros (2011)

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | Meu Logbook

Leave a Reply

