Livro: Drácula (Bram Stoker)

10376140_744340698920974_6680915768369226374_n

Para me lembrar de não esquecer de me lembrar: O livro a seguir foi publicado em 1897 e, apesar de os posts anteriores não exemplificarem, a dona do blog acha muito importante situar as obras em suas épocas.

Através de documentos, diários, reportagens e cartas é que a história será contada, o que fornece um conhecimento amplo sobre as impressões dos diversos personagens que são introduzidos na trama, com exceção para o responsável pelo título e de um outro personagem, talvez o meu favorito, chamado Renfield. O livro começa com a viagem de Jonathan Harker, e os relatos de seu diário pessoal, através da Transilvânia, indo em direção ao castelo do Conde Drácula para negociar os últimos aspectos da venda de uma casa na Inglaterra. Harker é um procurador e logo percebemos o carinho que dedica à noiva, Wilhemina (Mina). Ainda na viagem acontecem fatos estranhos, mas Harker só começa a perceber a peculiaridade de sua situação quando já se encontra no castelo de Drácula, com a estranha figura de seu anfitrião como seu único companheiro, sem serviçais e com inúmeras portas trancadas. É então que J. H. percebe que é um prisioneiro e, enquanto busca um meio de sair, aprende mais sobre a figura que o prende e suas três companheiras. O medo sentido nessa época acabará por deixá-lo realmente doente, o que explica o hiato até que saibamos mais sobre o que aconteceu com ele nesse período.

Passamos então para a Inglaterra, onde Mina e sua amiga, Lucy, trocam correspondências e mais tarde se encontram. Lucy é uma jovem encantadora e atrai a atenção de três homens que a pedem em casamento. Ela ama o terceiro, um nobre de nome Arthur Holmwood, e aceita seu pedido. Entretanto, os outros dois, o médico John Seward e o americano Quincy Morris, guardam seus afetos por Lucy e serão de vital importância no decorrer da trama. A chegada de um navio de bandeira russa em meio ao nevoeiro e à tempestade, carregado de caixas de terra e corpos de marinheiros muda a aparente paz do lugar. Lucy, que sempre foi dada a crises de sonambulismo, apresenta uma piora nessa condição, o que à princípio Mina supõe que seja devido ao estresse dos preparativos de seu casamento. Em uma noite, porém, ela vê a figura sinistra de um homem de negro e com olhos vermelhos que se debruça sobre o pescoço da jovem e a partir de então Lucy aparenta estar cada vez mais fraca, pálida e sonolenta. A ajuda vem na forma do Dr. Seward (ele mesmo envolvido com um paciente de comportamento especialmente estranho, o meu Renfield adorado, um dos melhores coadjuvantes literários ever) e de seu antigo professor holandês, Van Helsing. Mina é chamada para cuidar de Harker, em sua febre nervosa, e Lucy fica aos cuidados desses dois médicos. Apesar de todas as suas tentativas, Lucy morre. Mas é aí que a trama da caçada realmente começa, com Van Helsing capitaneando os esforços contra o monstro que passa a causar tantos problemas em sua vida e ameaçar a existência de Mina.

Primeiramente: se você viu o filme do Coppola vai notar que aquela trama da Mina ter uma relação com o passado de Drácula é furada. No livro, Drácula gosta especialmente dos pescocinhos de mulheres jovens e bonitas, mas nada relacionado a amorinhos do passado. Eu tenho o DVD, inclusive, porque adoro o filme, mas sei que ele anda por caminhos bem distantes ao livro.

Segundo: Na minha imaginação completamente corrompida por meu vício em “Hannibal”, Jonathan tem a cara do Hugh Dancy, Mina é a Caroline Dhavernas e Drácula, longe da obviedade, é o Alucard de Hellsing. Aliás, baita vontade de reler Hellsing, que é uma bela adaptação dos poderes e postura de Drácula, só que mais sensual.

Terceiro: QUE LIVRO F%$#! Sempre bom ler e reler.

Advertisements

2 thoughts on “Livro: Drácula (Bram Stoker)

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | Meu Logbook

  2. Pingback: Desafio Literário: #0001 ao #0050 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s