Livro: Northanger Abbey (Jane Austen)

Image

Só quero começar dizendo que Jane Austen = S2. Havia me esquecido de como a autora consegue criar personagens que, mesmo inseridos em uma época de comportamentos morais muito específicos, conseguem retratar a atemporalidade dos sentimentos humanos.

Em “Northanger Abbey” somos apresentados a Catherine Morland, que tem o incrível número de 9 irmãos e vive na área rural. Ela foi uma criança sem nenhum atrativo especial e que gostava dos jogos de meninos. Quando cresce, Catherine descobre e se vicia nos romances góticos, cheios de castelos que guardam segredos e mocinhas em perigo. Ela tem certeza que também se tornará uma heroína como aquelas que admira, apesar de não ser muito inteligente e, no máximo, chegar a ser quase-bonita. A Srta. Morland, entretanto, tem uma educação e simpatia que compensam qualquer erro que cometa, uma daquelas personalidades inocentes e confiantes, que não conseguem enxergar o lado negativo das pessoas.

A oportunidade de se tornar a heroína que deseja ser chega quando um casal conhecido, o Sr. e a Sra. Allen, a convidam para passar um tempo com eles em Bath (essa cidade aparece em quase todo romance de Austen). A Sra. Allen só se preocupa com vestidos e há um tom de comédia nas interações com ela, pois está sempre se comparando através de tecidos e querendo preservar suas saias de qualquer estresse. Por um tempinho, Catherine apenas fica esperando alguma interação social, o que acontece quando entra em cena o Sr. Tilney, um jovem charmoso por quem Catherine se encanta imediatamente. Mas ele demora a reaparecer no Pump Room e, no meio tempo, ela acaba por conhecer Isabella Thorpe e seu irmão John, que é amigo do irmão mais velho de Catherine, James. Por alguma razão, os Thorpes acreditam que os Morland tem muito dinheiro e que Catherine herdará a fortuna dos Allen, concepções bem distantes da realidade.

Quando o Sr. Tilney volta a entrar em cena, ele o faz com uma outra jovem apoiada em seu braço e, ao contrário do que é de se esperar, Catherine não sente ciúmes já que ele havia mencionado ter uma irmã e sua suposição dessa jovem ser a Srta. Tilney se revela correta.  As duas se tornam amigas, mas os Thorpes parecem querer interferir nessa amizade todo o tempo. John Thorpe, principalmente, faz coisas odiosas e é um personagem repulsivo. Isabella, que fica noiva do irmão de Catherine, acaba se revelando uma amiga um tanto desagradável, coisa que Catherine só nota bem depois. Isabella finge sempre que não está fazendo o que em realidade está, tentando preservar uma imagem bem distante da realidade. Bom, no meio do livro você já está com vontade de afastar Catherine da família Thorpe, mas ela preserva sua confiança neles até que seja inevitável.

Todos os sonhos de Catherine parecem se concretizar quando ela é chamada pelo General Tilney, pai de Henry e Eleanor, para passar com eles um tempo na Abadia de Northanger. É a oportunidade de realmente se tornar uma heroína, de estar no cenário ideal para descobertas fantásticas e aventuras sobrenaturais. A personalidade impaciente e enérgica do General Tilney contribui para torná-lo o algoz na fantástica imaginação de Catherine, mas a realidade logo se mostra bem diversa dessas fantasias. O  final do livro é ao mesmo tempo uma chamada à realidade e a concretização do sonho romântico da protagonista.

O livro todo faz comparações com os romances góticos, destruindo as concepções românticas impossíveis, ao mesmo tempo que escusa o comportamento de Catherine e a função desses romances para a diversão das jovens. A vida se distingue da ficção e o ponto de Austen parece ser que ainda assim ela será boa e feliz. Aliás, nesse livro a autora muitas vezes volta o discurso para o leitor.

Advertisements

2 thoughts on “Livro: Northanger Abbey (Jane Austen)

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | Meu Logbook

  2. Pingback: Desafio Literário: #0001 ao #0050 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s