Livro: A Series Of Unfortunate Events: The Wide Window (Lemony Snicket)

Falando mais uma vez dessa série tão fofa e maravilhosa. Acho que agora está bastante claro que uso os livros dessa série como forma de limpar o paladar antes de experimentar novos sabores. 

Image

No terceiro livro da série, “The Wide Window”, nós encontramos os três irmãos Baudelaire nas docas próximas ao Lake Lachrymose (assustador esse lago…) esperando mais uma vez para se encontrar com um parente distante que será seu novo responsável. A “sortuda” da vez é a tia Josephine, uma viúva que tem medo de absolutamente tudo e cuja única alegria é a gramática. O marido de Josephine, Ike Anwhistle (que conseguia assobiar com biscoitos na boca… I can whistle, hã, hã, pegaram?) morreu no lago pois entrou nele sem esperar o tempo necessário após uma refeição e as sanguessugas que ali habitam sentiram seu cheiro. 

A vida deles ali não é das mais felizes, entre refeições frias (tia Josephine tem medo de ligar o fogão), em salas geladas (medo do aquecedor), em uma casa agarrada à um precipício (tia Josephine tem mais medo de corretores imobiliários do que do perigo iminente, ainda mais com a chegada de um furacão) e com poucos atrativos intelectuais para suas mentes (e dentes, no caso de Sunny) sedentas. 

Claro que Olaf reaparece para movimentar as coisas e retirar a pouca paz das crianças. E, claro, o narrador continua sendo meu queridinho nessa história. As alusões do narrador, tão participativo, cada vez mais se afastam do público infantil e surpreendem exatamente pelo imprevisto. Eu, particularmente, adorei a pequena parte em que ele fala sobre roubos e quando é certo ou não o fazer, dando por exemplo o roubo de uma pintura, assim como na parte da “moral da história” e a referência à Primeira Guerra Mundial. Ri alto nessa parte e o livro já valeu para mim apenas por essas pequenas inserções sem muita noção. Adoro o humor contido nesses livrinhos e as referências espertas colocadas para o público mais velho. 

Advertisements

One thought on “Livro: A Series Of Unfortunate Events: The Wide Window (Lemony Snicket)

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s