Livro: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis (Fábio Yabu)

downloadOlhe, meu povo, fazia tanto tempo que eu não entrava em uma livraria… Depois do Kindle, simplesmente não havia mais a necessidade de passar aquele tempo maroto olhando para capas, lendo sinopses e sofrendo esbarrões dos outros enquanto pegava meus livrinhos e fazia meu pai chorar de tristeza por seu rico dinheirinho que saía voando.

Mas aí que dia desses fui bater perna no shopping e meus pés me levaram naturalmente à livraria. E como não pode deixar de ser, me apaixonei por muitos dos livros que lá estavam e acabei pegando alguns desses amores. Entre eles, o “Branca dos Mortos e os Sete Zumbis” no Fábio Yabu.

Quando lançaram o livro pelo Nerdbooks, eu já escutava o Nerdcast fazia algum tempo, então pude presenciar o auê inicial em torno. Na época, o livro ainda era assinado pelo pseudônimo de Yabu, Abu Fobiya, em uma tentativa de afastar seu trabalho recente e adulto de seu histórico de obras infantis. Entretanto o livro não me atraiu muito pois o público do Nerdcast é demasiado jovem, do tipo de leitores ainda muito “verdes” que se entusiasma com qualquer nova obra que não siga o padrão clássico forçado pelas escolas (e isso não é dito como demérito a eles, todos nós tivemos essa fase e é uma das mais deliciosas para se vivenciar na evolução literária, só que um leitor mais experiente é naturalmente mais exigente).

Nesse dia da ida à livraria encontrei a nova edição do livro, agora pela Globo Livros, mais compacta e não tão bonita (diga-se a verdade), mas mais acessível aos meu bolsos de estudante/desempregada. Fiquei feliz pelo sucesso do Fábio Yabu e a curiosidade me venceu, me fazendo trazer o livrinho para casa. Li-o em menos de um dia. Os contos são bem curtinhos, muito interessantes e a letra é enorme, o que faz com que ele passe ainda mais rápido.

labsec_brcamrts_02

A obra é uma coletânea de contos de fada subversivos, em que se misturam inúmeras influências. As histórias ligam-se entre si, os personagens fazem parte de um mesmo universo, o que torna a experiência de leitura mais interessante pois a princesa de uma historieta pode ser a bruxa da outra. Há também alguns toques de humor salpicados aqui e ali e referências a outras obras que não fazem parte do universo Grimm-Disney-Andersen.

Pena para mim foi o uso algumas vezes equivocado do discurso no próprio livro, acabando por baixar um pouco o nível que o livro poderia alcançar. Yabu parecia não se decidir entre o discurso formal, próprio à época em que as histórias se passavam, ou uma linguagem mais simples, que alcançasse o mesmo público dos livros infantis. Essa indecisão provoca uma mistura um pouco esquisita da linguagem nos contos e eu não acho que ela tenha sido intencionada. E queria sim ter visto as outras ilustrações que foram excluídas, pois as que aparecem são belíssimas. Ainda assim, recomendo a leitura.

One thought on “Livro: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis (Fábio Yabu)

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | Meu Logbook

Leave a Reply

