Filme: Amor Por Contrato/The Joneses (2009)

Image

Enquanto assisto a competição masculina de patinação no gelo (sou apaixonada pelo esporte e não é de hoje…) vou tecendo esse post.

Não saberia da existência desse filme se não fosse pelo auê que o blog da Cronista Amadora levantou ao analisar o trabalho de certas blogueiras. Comecei a ler esses blogs há alguns anos, mais por curiosidade quanto à vida alheia (quem nunca?) do que por aspiração de seus estilos e modo de vida.

No começo, essas meninas bonitas que se interessavam por moda e maquiagem pertenciam em sua maioria à classe média e davam dicas de acordo com uma realidade monetária mais acessível às leitoras. Usavam C&A, Renner e Riachuelo, colecionavam Melissas e garimpavam boas maquiagens entre as marcas nacionais, que usavam para ensinar às suas leitoras apenas pequenos truques. Seu grande mérito era exatamente esse, procurar e conseguir combinar roupas baratinhas com maestria, fazendo parecer que o “look do dia” valia mais do que o preço real pago, até porque a maioria estudava ou profissões simples em serem descritas, que não bancariam grandes luxos.

Óbvio que isso acabou rendendo bastante sucesso e as pioneiras passaram a ganhar bastante dinheiro em posts publicitários, participação em eventos e “dicas amigas”. O padrão de vida das meninas fashionistas aumentou e elas se distanciaram do patamar de suas leitoras. Agora são vistas apenas com roupas de marcas famosas. Bolsas? Só são usadas se os outros puderem identificar suas marcas de longe. Maquiagem? Só as mais caras (independente de sua qualidade) e sem perder tempo para tutoriais pois elas têm maquiadores profissionais para lhes auxiliar. Sapatos? Louboutin. Academia? Todas aderiram pois poderiam mostrar seus tênis caríssimos e especializados e colocar no instagram como as barrigas negativas. E se o evento for pobrinho, é melhor nem sair da cama. Profissão? Ora, são todas “Blogueiras”, o que quer dizer nada e muita coisa ao mesmo tempo. E os “looks do dia”? Esses são combinados com as marcas patrocinadoras e montados por stylists. Para mim, todas se fundiram na mesma pessoa, inclusive fazendo seus tratamentos capilares no mesmo salão, no que eu gosto de pensar como lalarudgenização dos blogs brasileiros.

E isso diminuiu seu sucesso? Nem um pouco! Agora essas leitoras não querem mais apenas as roupas, sapatos, maquiagens e acessórios de suas ídolas, pois já alçam ter o estilo de vida propagandeado pelas meninas (agora mulheres) dos blogs. A vida só vale ser vivida se você tiver a mesma bolsa de Fulana, o mesmo sapato de Sicrana e passar as férias no mesmo resort que Beltrana.

E aí é onde chegamos ao filme da fotinho ali de cima. A família Jones chega a um bairro de subúrbio, bem classe média americana, exatamente para fazer esse trabalho desempenhado pelas blogueiras brasileiras nos dias de hoje: propagandear seu modo de vida e ofertar os produtos que seus anunciantes desejam vender.

A família parece perfeita à primeira vista, mas há conflitos latentes entre os “atores” que fazem parte do esquema, tanto entre si quanto em relação aos habitantes da cidade. É inegável o sucesso de suas táticas, que a partir do meio do filme começam a demostrar também lados terríveis. As consequências negativas da propaganda não-sinalizada são absurdamente visíveis no vizinho dos Jones, um homem que já aparenta estar descontente e sem muitas esperanças de vida logo no começo do filme, e tenta alcançar os padrões impossíveis da casa ao lado.

Enfim, adorei o filme e reflete uma realidade bem próxima, tanto nos blogs de moda quanto nas capas de revista com “famílias de comercial de margarina” formadas por celebridades .
…E alguém ainda tem que me explicar quando e como o David Duchovny virou galã.

Image

The truth is out there.

Advertisements

One thought on “Filme: Amor Por Contrato/The Joneses (2009)

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s