Filme: Edifício Master (2002)

ImageSempre acordada às madrugadas, eu acabo me deparando com obras-primas empurradas para o escanteio na Globo. Falando sério, a Globo tem um cardápio de opções cinematográficas muito melhor do que eles fazem parecer em sua programação matutina e vespertina, e os únicos que se beneficiam de tal são as corujas das três e quatro horas da manhã, sub-espécie a que pertenço. 

E daí que ontem a Globo decidiu, muito discretamente, fazer uma homenagem a Eduardo Coutinho (que morreu recentemente) exibindo um de seus filmes mais conhecidos, o documentário “Edifício Master”. Eu nunca tinha visto e como já estava ali mesmo, estudando nas madrugas, parei para ver. 

O tema do documentário são alguns dos habitantes do edifício e suas histórias, a maioria bem tristes, recheadas de solidão e da própria melancolia que o edifício parece transmitir. As cenas nos corredores, escuros e enormes, parecendo ter saído de algum filme de terror coreano, parecem refletir a sensação que temos com grande parte dos moradores, como se o ambiente apenas espelhasse essa falta de expectativas em relação ao futuro e o vazio interno. 

Os entrevistados são um show à parte. São inúmeras histórias, bem diferentes entre si, sobre como as pessoas acabaram morando naquele prédio decadente no meio de um dos bairros mais nobres do Rio de Janeiro. 

Há pouco tempo comecei a seguir no Facebook uma página chamada “Humans Of New York”, dedicada a fotos e pequenas entrevistas sobre (adivinha?) pessoas em Nova Iorque. “Edifício Master” se aproximou diversas vezes da mesma ideia que tenho quando vago pelas fotos do HONY: a de como na maioria das vezes, engolidos em nosso próprio egoísmo, não percebemos como as vidas daqueles ao nosso redor podem ser interessantes e mais surpreendentes do que podemos imaginar. A vida dos outros é um mistério que às vezes só está aguardando a pergunta de alguém para se desvendar.

Image

Advertisements

One thought on “Filme: Edifício Master (2002)

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s