Livro: A Series Of Unfortunate Events – The Bad Beginning (Lemony Snicket)

ImageVejam só: passei da pessoa que só lia clássicos aquela que voltou a procurar leitura contemporânea casual e agora leio até livros infantis. Que seja dito, esse é apenas uma das quatro obras que estou alternando (os outros são O Conde de Monte Cristo [ainda], um do Stephen King e um de contos curtos do Guy de Maupassant). E olha, eu nem esperava que seria tão divertido!

O narrador do livro é muito participativo na história, você o sente lá dando suas opiniões, compartilhando um pouco de sua própria história e, especialmente, explicando termos e comportamentos por todo o livro. A leitura é super rápida, eu demorei duas noites porque lia antes de ir dormir, mas acho fácil terminar em umas duas horas.

Se você viu o filme no cinema (como eu) já sabe mais ou menos o que esperar da história. Nesse primeiro livro somos introduzidos aos órfãos Baudelaire (Violet, Klaus e Sunny) logo após a morte de seus pais. Eles passam um breve período na casa dos Poe (está notando os sobrenomes, né? Um toque de sagacidade no livro), mas logo se mudam para a casa de um parente distante – Count Olaf – que leva a vida deles que já estava ruim a piorar ainda mais. A vizinha de Olaf, Justice Strauss, e sua ampla biblioteca se tornam o único conforto dos irmãos e seu ponto de fuga quando percebem que seu responsável está interessado apenas na fortuna que seus pais deixaram. 

A história tem inúmeras diferenças em relação à obra cinematográfica, principalmente de serem vários livros colocados em uma só obra. Na minha opinião, ambos meio que se completam. Imagino que muitos pontos do filme que parecem destoantes para mim após essa primeira leitura aparecerão nos próximos livros. Mais importante: minha imaginação não conseguiu conceber uma imagem melhor de Count Olaf do que a de Jim Carrey e da estética adotada no filme, então desisti e essa é a aparência que ele vai ter para mim de agora em diante. E é um longo adiante já que há mais 12 livros para ler.

Bem, se isso é o que as crianças andam lendo ultimamente, estamos indo por um bom caminho!

One thought on “Livro: A Series Of Unfortunate Events – The Bad Beginning (Lemony Snicket)

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | Meu Logbook

Leave a Reply

