Livro: Mockingjay – Suzanne Collins

Image

Finalmente, Brasil!

Então que eu terminei a série! Esse livro foi de longe o mais difícil de ler. Até o meio do volume o enredo simplesmente não anda e nenhuma das “grandes emoções” vale qualquer nota. Fiquei uma boa semana parada, sem avançar uma página na leitura por causa desse problema.

Dos erros dos livros anteriores, a autora comete-os todos de novo. Excesso de descrição onde não precisa e pouca profundidade emocional, que seria necessária para eu ter qualquer tipo de afinidade pelo povo. Katniss continua sendo uma pedrinha de gelo, com o adendo de que nesse livro eu a achei especialmente burra. Gente, que menina tapada é essa que só desconfia das pessoas e situações depois que alguém grita a verdade diante dela? Ela não consegue colocar 2 com 2? O amor dela pelas outras pessoas permanece invisível e eu continuo sem saber o que Peeta e Gale veem nessa garota para ficarem tão enrabichados.

Mas daí que quando eu estava me forçando a ler uma amiga me falou que o final é surpreendente e os livros valiam só por isso. E aí eu tinha que continuar porque a curiosidade foi mais forte e eu precisava ver esse final.

Apesar da história ter tido mais pontos baixos do que altos, eu fui sim pega de surpresa pelo final. A autora teve a coragem que eu sempre achei que faltou à J. K. Rowling no final de Harry Potter, matando um personagem realmente vital para a trama. Como ela chegou ali e o que acontece após isso permanece entre uma das coisas mais sem sentido e fracas que eu já li na vida. Pelo menos agora eu já sei que os filmes podem cobrir essas falhas e creio que esse final vai ganhar a proporção que precisa.

É isso, agora é só esperar os filmes.

P.S.: A Johanna é muito mais legal e durona que a Katniss jamais sonhou ser. Bote ela mais vezes na tela, Sr. Hollywood.

One thought on “Livro: Mockingjay – Suzanne Collins

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | Meu Logbook

Leave a Reply

